São Paulo, segunda-feira, 09 de fevereiro de 2009

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Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

"Trade wars"

O semanário "Barron's" avisou que "Obama pode ser recebido por sapatos em sua primeira visita" ao exterior, ao Canadá, este mês. O motivo é a cláusula "Buy American", compre produtos americanos, do plano de estímulo, que abriria "guerras comerciais". Em editorial, o "Wall Street Journal" cobrou que ele resista ao protecionismo, para evitar as retaliações como as restrições à importação que um ministro tentou e Lula "reverteu", num "sinal de maturidade política e econômica" a ser seguido por Obama.
Do "Miami Herald" ao MarketWatch, acumulam-se alertas de que a América Latina seria especialmente atingida, inclusive ações de empresas. O Brasil, dos primeiros a atacar o plano, aciona hoje a Organização Mundial do Comércio para monitorar os pacotes, a começar pelo dos EUA, noticia "O Estado de S. Paulo". E Lula leva sua crítica a Obama, mês que vem, em Washington, e em seguida ao G20, em Londres.

PAÍSES QUE CONTAM
Andres Oppenheimer, em coluna no "Miami Herald", diz ter ouvido da equipe de Obama: "Vamos focar nossa limitada atenção à América Latina nos dois países que contam, Brasil e México".
Daí receber Lula e estar "considerando uma visita ao Brasil". Seu plano "preferido" para a região é de cooperação em energia, em parceria com o Brasil, que resiste e quer um projeto de âmbito global.

O DESCOLAMENTO
O "WSJ" avalia que o Brasil, "que deve se dar melhor que a maioria na crise", venceu a disputa com a Venezuela, diante da queda do petróleo, e tomou a liderança da América Latina _que já foi dos EUA.
E o "Financial Times" ouve o presidente do BNDES, para reportagem que relativiza a crise por aqui como "medo de recessão". Segundo Luciano Coutinho, "o descolamento, na verdade, aconteceu".

MARCO ZERO
odia.terra.com.br
Em artigo por jornais como "O Dia", do Rio, "Zero Hora", de Porto Alegre, e "O Povo", de Fortaleza, Lula anunciou novo encontro com prefeitos, para "criar grupo gestor do PAC", visando "monitorar obras".

"WHO IS THIS GUY?"
Do "FT" à agência Xinhua, esta com "Presidente inspira Brasil em meio a dificuldades econômicas", segue ecoando a pesquisa dos 84% de Lula. Em resenha da biografia de Lula, "The Story So Far", a nova edição da conservadora "Weekly Standard" questiona que ele passeia da esquerda à direita -e se pergunta, com aversão: "Quem é esse cara?".

"O INABALÁVEL"
Em editorial e no texto "O prestígio inabalável de Lula", a "Veja" busca explicar "por que Lula consegue manter sua popularidade", afirmando que é "sensível às iniquidades sociais" e evitou "aventuras" na condução da economia. A coluna "Radar" anota que "a classe C a classe média emergente continua em expansão" e bateu nos 53,8%.

PT E A NOVA CLASSE MÉDIA
veja.abril.com.br
Na home da "Veja", o petista moderado

Também na "Veja", em entrevista, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Fernando Pimentel, pré-candidato a governador em 2010, fala da campanha presidencial de Dilma Rousseff como "favas contadas" e defende que "o PT incorpore a nova classe média" no pleito. Do governador mineiro e aliado Aécio Neves, diz que ele ‘sabe que não tem mais espaço‘ como presidenciável no PSDB e que deve sair como candidato ao Senado.

EVASÃO
O blog de Patrícia Kogut no Globo Online postou elogio à novela "Caminho das Índias", dizendo ser "surpresa muito positiva, numa época em que grande parte das novelas é norteada por pesquisas". Depois, no post "Corrigir a evasão", deu que ‘a direção da Globo espera que "Caminho" resgate um espectro maior de espectadores‘, com apostas.

ESCAMBO
fantastico.globo.com
O filho de Cláudia Leitte, no "Fantástico", em troca de divulgação da cantora no "BBB"

O "Fantástico" mostrou "a primeira entrevista depois de Cláudia Leitte virar mamãe", com imagens da criança. Segundo a coluna Zapping, do "Agora", "para que não mostrasse Davi, o filho, em nenhuma outra TV", a Globo fechou acordo de divulgação da cantora no "Big Brother Brasil", "um dos seus espaços publicitários mais caros".

WEB E A MACONHA
A foto de Michael Phelps fumando maconha, no "News of the World", levou a Kellogg's a cortar seu contrato de publicidade e atacar publicamente o célebre nadador. Já a Subway, manchete no site do AdAge, decidiu depois seguir com Phelps, assim como a Speedo e a Omega. E agora, em meio a elogios do brasileiro Ronaldo ao colega no "NYT", um abaixo-assinado on-line ameaça boicote à Kellogg's, que tenta voltar atrás nas críticas que fez.


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