São Paulo, quarta-feira, 09 de março de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

REFORMA MINISTERIAL

Em encontro na Granja do Torto, presidente definiria quais petistas deixarão os cargos

Lula reúne PT e cogita dar Comunicações ao PP

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva convocou seus principais ministros e membros da cúpula do PT para reunião ontem à noite, na Granja do Torto, para definir quais petistas deixarão o ministério. Hoje, ele terá novas reuniões para as últimas articulações das mudanças no primeiro escalão.
José Dirceu (Casa Civil), encarregado por Lula de fazer contatos com os partidos aliados, reuniu-se ontem com o presidente da Câmara, Severino Cavalcanti (PP-PE), e sinalizou com a possibilidade de dar ao partido uma pasta mais importante do que a aventada antes de sua eleição -cogitava-se Esportes ou Pesca. Agora, o governo estuda dar ao PP o Ministério das Comunicações.
A oferta de uma pasta com mais verbas veio no mesmo dia em que Severino anunciou que arquivaria o pedido do PSDB de abertura de processo contra Lula, devido a declaração sobre suposta corrupção na gestão anterior.
O governo ainda tinha esperanças de convencer o PP a confirmar a indicação do ex-líder do partido na Câmara Pedro Henry como ministeriável da sigla. Mas a bancada da sigla, liderada por José Janene (PR), o rejeitava. A interlocutores, Janene dizia que a chance de Henry era mínima e que o partido indicaria um técnico.
Se vingar a articulação para dar ao PP as Comunicações, o atual titular da pasta, Eunício Oliveira, seria remanejado. Essa troca dependeria do destino de Ciro Gomes (Integração Nacional).
A cúpula do governo quer Ciro na Saúde, no lugar do petista Humberto Costa, mas o ministro tinha dúvida sobre aceitar a tarefa. A possibilidade de Ciro ir para a Previdência era menor, mas não descartada. Até ontem, a Previdência tendia a ser dada a Romero Jucá (PMDB-RR). Há resistências a Jucá em setores do governo. O presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL), bancava o nome dele e ameaçava endurecer com o governo.
As negociações de última hora com o PP podem alterar o destino da senadora licenciada Roseana Sarney (PFL-MA). Ela estava cotada para as Comunicações, mas pode ir para outra pasta devido à necessidade de atender ao PP.
Há obstáculos de última hora que podem alterar o desenho final da reforma. Na reunião de ontem, que continuava até o fechamento desta edição, estavam ministros Dirceu, Antonio Palocci (Fazenda), Luiz Gushiken (Comunicação de Governo) e Jaques Wagner (Conselhão), além do líder do governo no Senado, Aloizio Mercadante (PT-SP), e o presidente do PT, José Genoino.
Lula pretendia resolver os problemas no PT. Um deles era o destino do ex-presidente da Câmara João Paulo Cunha (PT-SP).
O governo condicionava sua ida para o ministério à desistência de disputar a candidatura ao governo paulista com Mercadante. João Paulo disse nos últimos dias que não desistiria da disputa mesmo nomeado. Ele é cotado para a Coordenação Política, de Aldo Rebelo. Outra possibilidade é devolver à Casa Civil as atribuições dadas a Aldo. (KENNEDY ALENCAR, FERNANDO RODRIGUES, ANA FLOR E LUCIANA CONSTANTINO)

Texto Anterior: Severino
Próximo Texto: Irritado, Aldo diz que há "bruxas" em articulação política de petistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.