São Paulo, segunda-feira, 09 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Aquele país que...

O "Financial Times" publica hoje a entrevista "Lula confiante que o Brasil sai da crise". Descreve o presidente "animado" e ressalta uma declaração: "O Brasil entrou na crise mais tarde e tem tudo para sair mais cedo". Diz que "Mr. Lula argumenta -e poucos discordam- que o Brasil está mais bem situado", hoje. A agência Xinhua e o site Seeking Alpha concordam, em análises financeiras postadas no fim de semana.
Ainda mais animada, a "Time" também entrevistou Lula -e ministros, economistas, até Djalma Bom- para longa reportagem sobre "o novo caminho do Brasil", em que reproduz, entre outras declarações: "O capitalismo será um animal diferente [após a crise]. Os países em desenvolvimento serão responsáveis por proporção maior do crescimento global".

 

Por outro lado, a "Forbes" postou o texto "Brasil não tão bonito", sobre a queda na produção industrial.

time.com
No título da "Time", para longa reportagem sobre Lula e o Brasil, Aquele país que pode evitar a recessão é...


O MUNDO ENCOLHE
Na manchete on-line do "New York Times", para texto que deu como exemplo o déficit comercial do Brasil, "Banco Mundial diz que economia global encolhe em 09". Os emergentes terão uma falta de crédito de US$ 700 bi.

E O G20 REAGE?
A Reuters destacou que, para a China, "é prioridade o êxito da cúpula do G20", no dia 2 de abril. Diz o ministro do exterior que "a tarefa mais urgente é que todos os países trabalhem para fazer da cúpula de Londres um sucesso".

NUNCA
elpais.com
Na submanchete on-line do espanhol "El País", "Exércitos da América do Sul se unem pela primeira vez", com a fundação do primeiro órgão da Unasul, o Conselho de Defesa, hoje no Chile

DIA DA MULHER
Após algumas semanas de humilhação na cobertura, a ponto de ser tratada por "vadia", repisando experiências de Luiza Erundina a Soninha, Dilma Rousseff surgiu na capa da revista "Veja", no Dia da Mulher. Anuncia-se uma suposta "espionagem" da "vida amorosa da ministra". Num suposto documento, "espiões descrevem em termos grosseiros e com referências cruas as supostas relações amorosas da ministra, cujo parceiro identificam".
Dilma Rousseff precisou declarar, em visita à afiliada da Record na Bahia, que "não acredita ter sido grampeada, até porque, diferentemente do publicado, ela é solteira e há muito não tem um relacionamento amoroso".

GUERRA SANTA
submarino.com.br
Do "Jornal da Record" de quarta ao "Domingo Espetacular" de ontem, a rede da Igreja Universal realizou uma campanha para tirar proveito do repúdio católico ao aborto da menina de 9 anos. Uma manchete: "O Brasil e o mundo discutem excomunhão de responsáveis por aborto. De um lado, Igreja Católica. De outro, a sociedade e o governo". E a Universal. A rede de Edir Macedo fechou esta semana, diz o site Comunique-se, como alvo de ação do Ministério Público por "ofender religiões de matriz africana". Na denúncia, "o abuso contraria a dignidade da pessoa, bem como os objetivos de construção de uma sociedade livre". O bispo vem de lançar o livro "Plano de Poder" (acima).

PORTAL
Segundo o Radar de Lauro Jardim, "a Record está criando um megaportal de notícias", com vídeo, para concorrer com o G1, da Globo.

JORNAL
E segundo o Twitter de Cesar Maia "estreitam-se as relações entre a Record e o "Jornal do Brasil': irão muito além da cobertura de TV".

SEM FIM

Na manchete on-line do jornal italiano e de outros voltados ao futebol, minutos após o gol e o fim do jogo, o "enésimo renascimento" de Ronaldo. Na Globo, ele tomou o domingo, na transmissão, no "Domingão do Faustão", "Fantástico"


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Outro lado: Secretaria diz que não há irregularidade
Próximo Texto: PSDB tem dificuldades em formar palanques para 2010
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.