UOL

São Paulo, quarta-feira, 09 de abril de 2003

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Previsão otimista
A Lei de Diretrizes Orçamentárias a ser enviada ao Congresso até o dia 15 deverá prever o crescimento de 4% do PIB em 2004, com uma inflação de 10% e superávit primário de 4,25%. Apesar dos bons indicativos, o aumento calculado para o funcionalismo será de 5%.

Base insatisfeita
Servidores públicos ameaçam cruzar os braços assim que a proposta da LDO de Lula for enviada ao Congresso com a previsão de um aumento de apenas 5% para os funcionários.

Diferença conceitual
A novidade da LDO elaborada pelo governo para 2004 será a inclusão de metas sociais, como a redução do analfabetismo, da mortalidade infantil e da indigência, entre outras. O PT sempre cobrou que FHC registrasse previsões deste tipo em seus programas orçamentários.

Colega além-mar
Apelido dado no DF ao ministro da Informação iraquiano, Mohammed Al Sahaf, que "se folclorizou" por sistematicamente dizer que Bagdá está a salvo e segura: José Roberto Arruda, que jurava de pés juntos não ter se envolvido na violação do painel eletrônico do Senado.

Nota baixa
O governador do Ceará, Lúcio Alcântara (PSDB), encontrou-se com Leonel Brizola (PDT) no Rio. Ouviu do caudilho pedetista que não acredita que o governo Lula dará certo.

Quase todos
Arthur Virgílio (PSDB-AM), nos cem primeiros dias de governo, só não pediu a convocação de Gilberto Gil (Cultura) e Ciro Gomes (Integração Nacional) para prestar esclarecimentos sobre suas pastas no Senado.

Vagão aliado
O ex-deputado federal Juquinha (PL-GO) tomará posse hoje na estatal Valic, que administra a ferrovia Norte-Sul.

Tempo extra
A Executiva do PMDB prorrogou ontem por 120 dias o mandato de Michel Temer (SP) na presidência do partido. Sua saída estava prevista para setembro, mas Temer ficará no cargo até janeiro, após a provável entrada do PMDB no governo.

Dança das cadeiras
O argumento oficial para a prorrogação do mandato de Temer é a pacificação dos dois grupos do PMDB em torno de um candidato único. Hoje, a bancada do Senado quer o cargo para Pedro Simon. Mas Quércia também está de olho na função.

Discurso afiado
José Genoino defendeu em reunião com parlamentares petistas a abertura de uma CPI para a privatização do setor elétrico. João Fontes (PT-SE) já começou a coletar assinaturas. Detalhe: o Planalto não quer nem ouvir falar no assunto.

Moda governista
O estilista Ocimar Versolato apresenta hoje na Câmara a camiseta oficial do Fome Zero. Em 60 dias, a roupa estará à venda nas lojas Riachuelo, com a renda destinada ao programa.

Risco-PT
Ministros temiam na tarde de ontem um aumento na cotação do dólar. Motivo: Mercadante e Maria da Conceição Tavares fariam palestra sobre economia para parlamentares do PT.

Resistência interna
O Conselho Nacional do Meio Ambiente, órgão presidido pela ministra Marina Silva, editou uma moção contra a venda no Brasil da soja transgênica do RS. A liberação para a comercialização está prevista em medida provisória assinada por Lula.

Visita à Folha
Jorge Paulo Lemann, sócio da GP Investimentos, e Marília Rocca, diretora-geral da Empreender Endeavor, visitaram ontem a Folha.

TIROTEIO

Do deputado federal Fernando de Fabinho (PFL), sobre os cem dias de Lula:
- O início do mandato de Lula lembra o do governo de Waldir Pires (BA). A diferença é que, no centésimo dia, Waldir inaugurou a escada Magirus do Corpo de Bombeiros. E Lula ainda não inaugurou nada.

CONTRAPONTO

Opinião de mãe

O deputado federal Vicente Paulo da Silva (PT-SP), o Vicentinho, fez palestra ontem durante o Fórum Internacional sobre Flexibilização das Leis Trabalhistas, no TST, em Brasília.
E contou uma história da época em que ele começava sua carreira de líder sindical, no início dos anos 80.
Num discurso, Vicentinho criticou o então presidente João Baptista Figueiredo, dizendo que ele estaria roubando o salário dos trabalhadores. Dias depois, foi enquadrado na Lei de Segurança Nacional. Assim que soube, o sindicalista telefonou para sua mãe, em Acari, no interior do Rio Grande do Norte:
- Mãe, diga aos vizinhos que eu não matei e não roubei, mas estou sendo preso por defender o salário dos trabalhadores.
No que ela respondeu:
- Meu filho, não se preocupe. Afinal de contas, esse Figueiredo é um comunista!


Próximo Texto: Rumo a 2004: Lula defende Marta e lança prefeita à reeleição em SP
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.