São Paulo, segunda-feira, 09 de abril de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Povo indígena precisa crescer, diz missionário

DA AGÊNCIA FOLHA, EM CAMPO GRANDE

O coordenador regional do Cimi (Conselho Indigenista Missionário), Egon Heck, disse que a população dos guaranis e caiuás deve crescer para "recuperar" terras na região sul de Mato Grosso do Sul, e só depois pensar em planejamento familiar. O Cimi é ligado à Igreja Católica.
"A gente acredita que é fundamental, em termos de políticas públicas, que se faça não um direcionando ao planejamento familiar, mas sim à justiça social", disse Heck. "Após [os índios] recuperarem seus territórios, eles mesmos vão definir suas políticas em relação ao tamanho de suas famílias", afirmou.
Na avaliação do Cimi, os guaranis e caiuás precisam conquistar mais 300 mil hectares de terra, que se somariam aos 40 mil onde hoje as etnias vivem.
"Ele viviam em 3,5 milhões de hectares", disse Heck. Os índios da região perderam terras na expansão da erva-mate no fim do século 19 e começo do 20.
"As lideranças indígenas afirmam, com muito orgulho, que estão conseguindo ocupar algumas terras e aumentar sua população. A gente entende que, do ponto de vista guarani, eles apostam no crescimento de sua população", afirmou Egon Heck.


Texto Anterior: Veto: Tribunal barra criação de TV da Funasa
Próximo Texto: Ministério: Governo quer que pastas do PAC não tenham "porteira fechada"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.