São Paulo, quinta-feira, 09 de abril de 2009

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Paraíso de brasileiro

No enunciado, ontem, "Paraísos fiscais recebem 70% dos investimentos brasileiros no exterior". Era uma reportagem da BBC Brasil, manchete também em outras partes, caso do portal Terra.
Mais especificamente, dos US$ 104 bilhões anuais mandados para fora, pelos dados mais recentes, a "metade é cadastrada nas ilhas Bahamas e nas ilhas Cayman". As duas ilhas são "destino ou passagem", segundo o Banco Central. São "os vilões do sistema financeiro internacional", apontados pelo G20 e agora "alvo".

"LIVROS FISCAIS"
A manchete do Terra acompanhou depois sites como "O Estado de S. Paulo", com o enunciado "Polícia Federal apreende 'livros fiscais' do Opportunity", de "contabilidade". E registrou que, ao ser "procurado, o advogado do banco atendeu ao telefonema, mas logo em seguida encerrou a ligação; alegou não ter ouvido".

NÃO, NÃO FOI
De outro lado, na manchete do portal G1, da Rede Globo, "Dilma não foi investigada, diz Protógenes na CPI".
Na manchete da Folha Online, "Protógenes diz à CPI que não investigou Dilma e filho de Lula", Fabio Luís, "o Lulinha" acrescentando que o delegado "foi enfático ao negar que as investigações chegaram à Casa Civil".

PARA VALER
Confirmando a manchete de "O Globo", Lula mudou o Banco do Brasil "por causa dos juros altos". Foi o bastante para renascer a expressão "o mercado reagiu mal", na voz de Fátima Bernardes. Na manchete do UOL, um "analista da Corretora Ativa" e um "economista da Consultoria Lopes Filho" questionavam a "ingerência política". No destaque do portal e do "Jornal Nacional", "as ações do banco despencam".
Já o "Valor Econômico" deu na manchete on-line que, se de um lado as ações do banco caíram 8%, de outro a Bolsa "retomou os 44 mil pontos".
E a Reuters Brasil destacou que a ordem foi para "deixar claro que a cruzada por spread bancário mais baixo é para valer".

RETOMADA?
Na manchete do estatal "China Daily", "Previsão de retomada no meio do ano". Era a opinião do Banco Mundial sobre os efeitos do pacote de estímulo do país.
"Uma grande variedade de indicadores econômicos na China apresenta melhora", diz o relatório e ressalta o jornal estatal chinês.

NOS EUA, NÃO
Na manchete on-line do "Financial Times", por outro lado, "Percepção pessimista prevalece dentro do Fed".
Em novas "minutas" divulgadas ontem, o banco central dos EUA "freou as esperanças" estimuladas poucos dias atrás por seu próprio presidente e cortou as projeções do PIB no segundo semestre.

V? NÃO
ft.com
Na capa e na home do "FT", mais opinião de "mercado". O economista do banco Morgan Stanley, um dos mais abatidos na crise financeira, afirmou que qualquer esperança de retomada, nos EUA como no resto, não passa de "auto-engano". E mais: recessão em "V", com queda seguida logo de alta, nem pensar.

ADEUS, CLASSE MÉDIA
Na manchete da estatal Agência Brasil, para estudo de Marcelo Neri, economista da Fundação Getúlio Vargas, "Crise interrompe processo de melhoria de renda". Aliás, ele já "começa a ser revertido".
Os efeitos da crise financeira "agora se ampliam para as faixas de menor rendimento, como a classe C".

NEM 2% DOS POBRES
A BBC Brasil noticiou que, segundo estudo da Cepal, "o Brasil é o país da América Latina onde os ricos mais têm acesso à internet", com 52,2% das "residências mais ricas" conectadas. Do outro lado, "somente 1,7% das casas mais pobres têm acesso".

CAI O GRANDE IRMÃO
A Folha Online noticiou de madrugada e o Blue Bus destacou depois que "Final do 'Big Brother Brasil 9' tem a pior audiência de todas as edições". Dos 59 pontos do primeiro, passando pelos 57 do quinto, o programa fechou desta vez com 41.

O QUE OBAMA VÊ
politico.com
O site Politico levantou o que o presidente dos EUA prioriza na TV. Ele gosta das séries da HBO, como "Entourage", sobre o cotidiano de um ator, e "The Wire".
Com as duas filhas, vê "Hannah Montana" e "Bob Esponja". E muita ESPN, com "Sportscenter" e as transmissões de basquete da NBA e da NCAA. Canais de notícia, não.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Jornalismo: Especial da Folha recebe prêmio Abecip
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.