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ANJ condena uso que Petrobras faz de blog
Entidades de jornalistas também criticam o vazamento de reportagens em apuração pela internet; ABI defende a decisão da estatal
Associação Nacional dos Jornais aponta "canhestra tentativa de intimidar jornais e jornalistas" e "atitude antiética e esquiva"
DA REPORTAGEM LOCAL
DA SUCURSAL DO RIO
A ANJ (Associação Nacional
de Jornais) condenou a decisão
da Petrobras de divulgar num
blog as perguntas enviadas por
jornalistas à assessoria de imprensa e as respostas da estatal,
antecipando-se à publicação
das reportagens nos jornais.
Em nota assinada por Júlio
César Mesquita, vice-presidente e responsável pelo Comitê de
Liberdade de Expressão, a ANJ
manifestou repúdio ao que
considerou "atitude antiética e
esquiva", "canhestra tentativa
de intimidar jornais e jornalistas", além de "inaceitável quebra de confidencialidade".
"Como se não bastasse essa
prática contrária aos princípios
universais de liberdade de imprensa, os e-mails de resposta
da assessoria incluem ameaças
de processo no caso de suas informações não receberem um
"tratamento adequado'", diz o
comunicado da ANJ (leia a íntegra abaixo).
Em resposta, a Petrobras divulgou nota defendendo a utilização do blog e afirmando respeitar "os princípios universais
de liberdade de imprensa".
"Quanto à suposta ameaça citada na nota da ANJ, esclarecemos que a Petrobras respeita a
imprensa e jamais faria ou fez
qualquer ameaça a jornalistas
ou jornais. A nota se refere a
uma mensagem de segurança
padrão e automática, sem qualquer vínculo com o relacionamento com a imprensa e veiculada há anos na correspondência eletrônica emitida a partir
do correio eletrônico da Petrobras, por todos os funcionários
da empresa", diz a nota, também divulgada no blog (http://petrobrasfatosedados.wordpress.com).
O presidente da Fenaj (Federação Nacional dos Jornalistas), Sérgio Murillo de Andrade, diz que a Petrobras "cria
um clima de constrangimento
e coação". "É um passo atrás na
relação da empresa com jornais e jornalistas, criando um
conflito ético absolutamente
inaceitável", afirmou.
A Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) sustenta que após a publicação da reportagem, a Petrobras tem o direito de confrontar suas respostas com o que foi
publicado. "Mas, ao divulgar os
questionamentos e eventuais
respostas antes da veiculação
da reportagem, a estatal federal
prejudica o trabalho jornalístico do profissional que, de boa-fé, procura a empresa para checar alguns dados."
Já o presidente da ABI (Associação Brasileira de Imprensa), Maurício Azedo, defendeu
o blog da Petrobras. "Acho que
a Petrobras está sendo alvo de
uma barreira de agressões dos
meios de comunicação, especialmente de veículos impressos, e tem o direito de se defender das formas adequadas, inclusive aplicando, utilizando, a
tecnologia de informação que a
internet proporciona, como a
criação de blog para responder
a esses ataques", declarou.
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