São Paulo, terça-feira, 09 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Roda-viva

iptvcultura.com.br
O presidente da Petrobras, ontem na transmissão ao vivo pela internet

Nos portais e depois nos telejornais, "Petrobras reduz preço da gasolina e do diesel".
No instante do anúncio, José Sérgio Gabrielli, presidente da Petrobras, estava ao vivo, mas só em transmissão on-line, no "Roda Viva". A redução do preço dos combustíveis tomou parte do programa, com os jornalistas questionando seu propósito e o executivo juntando argumentos econômicos.
A transmissão ao vivo, por IPTV, foi linkada no blog Fatos e Dados, da estatal, e até no blog de José Dirceu. Foi pautada pela estatal estadual TV Cultura após entrevista anterior e às pressas com o criador da CPI da Petrobras, o tucano Álvaro Dias.




"LULA VENCE CRISE"

O blog Radar abriu a semana no site da "Veja" anotando que, "por incompetência da oposição, segundo dois marqueteiros próximos a ela, o governo conseguiu passar a ideia de que Lula e o governo venceram a crise e o país sairá mais forte dela".

"BRASIL REVIVE"
A agência de notícias americana UPI postou em sua seção "Ameaças emergentes", em coluna de opinião, que no Brasil, apesar dos dois trimestres de recessão, "o humor é bem mais otimista", por causa do pré-sal e da alta nas ações e commodities.



BRICS, BRICS

No indiano "Hindu" e outros, destaque para o relatório do Deutsche Bank prevendo que "a crescente importância econômica dos Brics terá consequências importantes", com maior pressão por reformas na Índia, investimentos no Brasil e diversificação na Rússia.
Na crescente cobertura da aproximação entre os Brics, que realizam sua primeira cúpula na semana que vem, o também indiano "Economic Times" destacou, com eco no Market Watch, que o gigante de terceirização Infosys decidiu abrir unidade no Brasil.



DÓLAR, DÓLAR

bloomberg.com


A Bloomberg deu que, apesar das ameaças contra o dólar, "Brics elevam reservas em US$ 60 bi", em maio. O "descontentamento" existe, mas eles não sabem como reagir



EUA, CUBA E OS OUTROS

Duas colunistas conservadoras, Mary Anastasia O'Grady no "Wall Street Journal" e Marifeli Perez-Stable no "Miami Herald", questionaram a América Latina ontem, dizendo que optou pela "tirania" ao derrubar a suspensão de Cuba na OEA e que não deve esperar que EUA e Cuba se reconciliem.
Em destaque no cubano "Granma", ontem, uma "Declaração do Governo Revolucionário" negou que o país venha a pedir a volta à instituição.



"EUROPE ECOLOGIE"

liberation.fr


Enquanto toda a Europa noticia o avanço da direita nas eleições, o "Libé" deu ontem o crescimento da "lista" Ecologia Europa, comandada na França por Daniel Cohn-Bendit, que já admite até sair candidato a presidente, mas só numa coligação com os socialistas



OPORTUNIDADE

Em aviso a Lula, a ex-ministra Marina Silva escreveu na Folha e deu longa entrevista ao portal Terra contra as "forças" que pressionam pela "privatização" da Amazônia e outras ações de impacto ambiental.
Diz que o presidente tem "uma oportunidade histórica para reparar um erro grave", vetando partes da medida provisória. Recorda o Lula que chorou por Chico Mendes, mas o tom é de alerta.



PEÇA-CHAVE

youtube.com/user/AssociatedPress


Depois dos equívocos dos primeiros dias, as buscas brasileiras retomaram as páginas iniciais, ontem, com as imagens dramáticas do resgate de parte do Airbus. No topo das notícias de Brasil por Yahoo e Google, com vídeo da AP (acima) e despacho da AFP, a peça é descrita como "chave" para "esclarecer" a queda.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Mídia: Liberdade de imprensa é tema de debate hoje na TV Câmara
Próximo Texto: CNJ vota hoje norma que afasta titulares de 5.000 cartórios
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.