São Paulo, quarta-feira, 09 de julho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Os intestinos

Surgiu às 7h48 no Terra Magazine, em post de Bob Fernandes que abria dizendo, com suspense, "Daniel Dantas está preso". E prometia revelar em capítulos, ontem e nos dias seguintes, "os intestinos do Brasil", de seus "comandos financeiros e políticos".
O longo capítulo seguinte, no início da tarde, detalhou como "Celso Pitta recebia dinheiro vivo de Naji Nahas" e aproveitou para reagir à cobertura on-line. "Não, não é o mensalão", postou, mas "algo que brota gloriosamente em meio à privatização do sistema Telebrás" e "mira também o presente e o futuro".
O também longo capítulo seguinte, fim de tarde, ressaltou como "emissários de Dantas tentaram chegar a Dilma" Rousseff, chefe da Casa Civil, para pressionar pela BrOi, fusão de Brasil Telecom e Oi. Entre eles, o ex-deputado Luiz Eduardo Greenhalgh.

MENSALÃO?
Apresentada com enunciados on-line e de TV que destacavam o mensalão, a operação levou a entrevistas destacadas nos sites e depois nos telejornais com o ex-relator da CPI dos Correios, que chegou a anunciar que "muita coisa ainda vai acontecer".
Os blogs de Ricardo Noblat e Míriam Leitão não vêem assim. Postou ele que "estão misturando por aí", mas "nada a ver com o mensalão", aliás, "em termos de governo, o anterior, de FHC, é que tem razão para se preocupar". E postou ela que "fontes do governo explicam" que a ação "não tem nada a ver diretamente com mensalão".

LULINHA?
Lauro Jardim, na Veja.com, deu que Lula foi "informado" da prisão, no Japão. E chegou a postar o enunciado "Lula, Lulinha e Daniel Dantas", sobre a "coincidência" entre a operação e o fim da parceria entre Band e PlayTV, empresa de um filho de Lula.
Luis Nassif, no iG, reagiu que "o trunfo de Dantas é tentar explorar ao máximo essa ligação" na cobertura.

ZÉ?
O blog de Zé Dirceu nada postou da operação, até o fechamento. Não foi por falta de pedido dos leitores, com observações como "poxa, gostaria de ver a sua opinião".

AO SUPREMO
jornalnacional.globo.com
Acima, o "Jornal Nacional" destaca o que teriam dito os enviados que tentaram comprar agentes federais. Na seqüencia, o telejornal informou que o Supremo decidiria sobre o pedido de habeas corpus dos presos

AO SUPREMO
No início da tarde, por BBC Brasil e agências, "Salvatore Cacciola entra com recurso no Comitê contra Tortura da ONU" para vetar a extradição. Diz que a Anistia Internacional "já revelou a má situação dos presídios brasileiros".
Com menos alarde, noticiaram depois os sites, "Cacciola recorre ao Supremo" e argumenta com "motivações políticas e irregularidades" no pedido do governo brasileiro.

SURFANDO
ft.com
Em caderno de seis páginas carregado de publicidade, o "Financial Times" saudou o Brasil que está "surfando grande onda de otimismo", principalmente nos "grupos de menor renda". Aponta até "a relação impressionante de realizações" sociais do PT. Cita eventuais sucessores de Lula, mais Tupi, a Amazônia

POP, POP, POP
nme.com/magazine
Na indústria cultural global, o "NME" é a "bíblia" que define novos ídolos, de Sex Pistols e Smiths até White Stripes. Na capa que chega hoje às bancas, dá entrevista e o CD da banda brasileira Cansei de Ser Sexy

SOBRANDO
dailymail.co.uk
Deu no "Daily Mail" e depois, em manchete, no Huffington Post. O cardápio do jantar do G5 em que George W. Bush e amigos, mais as esposas, discutiram ontem a "crise dos alimentos" foi de 18 pratos


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Associação de juízes federais critica atuação da Polícia Federal
Próximo Texto: Caso Marka: Defesa de Cacciola pede no Supremo suspensão de prisão
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.