São Paulo, quinta, 9 de julho de 1998

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SUCESSÃO

Senador propôs "O Brasil não quer voltar atrás" e "Marcha à ré, não"
Marketeiros de FHC usarão temas sugeridos por ACM

Alan Marques/Folha Imagem
FHC visita escola pública de Brasília, em campanha contra incêndios. Ele fez carinho em labareda (um tamanduá que simboliza a proteção da floresta).



da Sucursal de Brasília


O comando da campanha do presidente Fernando Henrique Cardoso se rendeu a sugestões do senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA) na escolha de temas da propaganda eleitoral.
Dois dos temas que serão usados na campanha foram propostos por ACM na semana anterior às convenções de PSDB, PFL e PPB que homologaram a candidatura de FHC: "O Brasil não quer voltar atrás" e "Marcha à ré, não".
O outro tema da campanha será "Avança Brasil". O material de campanha impresso começará a ser distribuído amanhã. A distribuição será feita no comitê central em Brasília, nos comitês regionais e nos dos candidatos aliados.
O conjunto completo tem três tipos de cartazes, bandeiras, faixas, adesivos, outdoors e camisetas. Em todos predominam as cores da campanha: verde, azul e amarelo.
A marca da campanha lembra a bandeira brasileira: um losango amarelo com um círculo azul no centro, cortado por uma seta branca ascendente e a inscrição "Avança Brasil".
O coordenador de marketing da campanha, Nizan Guanaes, dono da empresa DM-9, disse que não há restrições ao uso dos símbolos nacionais em campanha eleitoral. Ele, no entanto, negou que a marca fosse uma bandeira estilizada.
Nos cartazes há uma foto de FHC escolhida por ele. As camisetas são brancas com a marca da campanha ou amarelas com mangas azuis e estrelas brancas.
Os outdoors, que também têm foto do presidente-candidato, começarão a ser colocados a partir do dia 15, depois que o Tribunal Superior Eleitoral fizer o sorteio dos locais entre os candidatos.
No material apresentado ontem não havia referência à coligação de FHC e em só um cartaz era citado o nome do vice Marco Maciel.
Teste
O presidente fará hoje o primeiro teste do programa eleitoral de TV. No Palácio da Alvorada, FHC gravará uma versão piloto (experimental) da propaganda que irá ao ar a partir de 19 de agosto.
Segundo Nizan, serão testados o modelo de programa e o discurso do candidato, além de aspectos técnicos, como enquadramento de câmeras, cenário -com as cores da campanha-, e iluminação.
No programa eleitoral, FHC prestará contas de seu governo, mostrando o que considera avanços em cada uma das cinco metas definidas na campanha passada.
A mão espalmada, símbolo da campanha de 1994, também será usada. Segundo Nizan, já foram gravados seis comerciais com esse símbolo. "Não vamos fugir da mão. Vamos mostrar o que foi feito em cada uma das metas", disse.
Os programas também vão destacar as contradições do principal adversário de FHC, o petista Luiz Inácio Lula da Silva. A intenção do comando político é comparar as propostas de Lula com as votações da bancada petista nos projetos de interesse do governo.



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