São Paulo, sábado, 09 de agosto de 2008

Texto Anterior | Índice

MULHERES

Cidade da BA é única com maioria de candidatas

BRENO COSTA
DA AGÊNCIA FOLHA

Novo Triunfo (334 km de Salvador) tem pouco mais de 14 mil habitantes, segundo o IBGE, e será o único município brasileiro com mais mulheres que homens na disputa por uma vaga na Câmara Municipal em outubro.
Segundo informações do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), dos 33 registros de candidatura a vereador, 18 (54%) são de mulheres.
Nas eleições passadas, o número de candidatos foi o mesmo. Mas as mulheres eram minoria, com 11 candidatas. Apenas uma foi eleita, com 500 votos, e hoje divide a Câmara com outros oito vereadores.
"As mulheres estão tomando conta do mercado de trabalho. Temos que acabar com o machismo de homem ter mais candidato que mulher", disse Célia Maria Carvalho, 44, candidata pelo PR, partido líder entre as mulheres -são oito candidaturas de oposição à coligação governista no município.
Casada com um lavrador e mãe de três filhos, Célia divide a busca por votos de porta em porta com as aulas para crianças de 1ª a 4ª série e o comando de uma farmácia local.
Única petista na disputa, Maria Rita de Jesus, 33, também é casada com um lavrador. Ambas explicam o número maior de candidatas pela divisão campo-cidade.
"A maioria dos homens trabalha na lavoura. As mulheres estão no comércio, dando aula", disse Rita, tesoureira e uma das nove mulheres entre 12 integrantes do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Novo Triunfo.


Texto Anterior: Lei Eleitoral: Promotoria cria novas regras no interior do país
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.