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Governo prevê elevar gasto com publicidade em 2009
Verba para divulgação de ações da gestão Lula irá de R$ 139,2 mi para R$ 184 mi
Já recursos para propaganda de utilidade pública ficarão congelados; governo diz que publicidade é prestação de contas à sociedade
FÁBIO ZANINI
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA
O governo federal elevou os
recursos orçamentários previstos para comunicação e publicidade na proposta de Orçamento de 2009 enviada ao Congresso, na comparação com 2008.
No ano que vem, quando o
presidente Lula deve começar a
promover um candidato para
sucedê-lo, a rubrica que inclui
propaganda institucional, de
divulgação das ações de governo, aumentará de R$ 139,2 milhões para R$ 184 milhões. O
crescimento de 32,18% está
bem acima da inflação prevista
para 2008, de no máximo 6,5%.
Segundo a Secretaria de Comunicação Social do governo,
responsável pela publicidade
da Presidência e dos ministérios (as estatais têm verba própria), haverá novas ações de comunicação. O governo planeja
gastar R$ 15 milhões na contratação de uma empresa para fazer a assessoria de imprensa do
Brasil no exterior, licitação que
é contestada na Justiça.
Nos próximos dias, será
anunciada uma licitação no valor de R$ 11 milhões para "comunicação digital" do governo,
que envolve a reformulação do
site da Presidência e do portal
"Mais Brasil", de divulgação
dos programas sociais. Um portal em inglês, francês e espanhol também será feito. Mais
R$ 4 milhões irão para uma série de pesquisas de opinião para
avaliar o conhecimento e avaliação da população sobre programas como PAC, Pronasci,
Bolsa Família e outros.
Segundo o subchefe-executivo da Secom, Ottoni Fernandes, o Orçamento de 2009 vai
recompor o corte sofrido neste
ano em razão do fim da CPMF.
A secretaria tinha pedido inicialmente R$ 179 milhões, mas
ficou com R$ 139,2 milhões.
Para a propaganda de utilidade pública (campanhas de vacinação, por exemplo), os recursos em 2009 serão os mesmos
deste ano, R$ 16 milhões.
Fernandes afirma que o governo federal tem a obrigação
de prestar contas à sociedade.
"Publicidade de utilidade pública e publicidade institucional para promover valores são
importantes de serem feitas.
[...] Claro que para nós é bom
prestar contas, promover o governo, mas não tem nada adjetivo nas campanhas, não tem
nada que promova personalidades", declara o secretário.
Outros programas relacionados a comunicação também terão aumento. O item que reúne
verba para rádio e TV pública
(incluindo a nova TV Brasil) terá em 2009 R$ 417 milhões, ou
16,54% a mais do que neste ano.
A presidente da TV Brasil,
Tereza Cruvinel, afirmou à Folha, no entanto, que os recursos para a emissora se mantiveram estáveis em R$ 382 milhões e que o aumento se deu
em outros itens do programa.
Um terceiro programa, destinado à "difusão da cultura e da
imagem do Brasil no exterior"
receberá R$ 40 milhões, salto
de 63,04% em relação a 2008.
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