São Paulo, quarta-feira, 09 de outubro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PARÁ

Senador condiciona apoio ao PT contra PSDB no segundo turno

MAURÍCIO SIMIONATO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

Mesmo na oposição ao governo tucano do Pará, o senador Ademir Andrade (PSB) condicionou eventual apoio ao PT, da candidata Maria do Carmo, no segundo turno das eleições ao governo contra o candidato Simão Jatene (PSDB), apoiado pelo governador Almir Gabriel (PSDB).
"Evidentemente o partido está mais próximo do PT, mas precisamos negociar o espaço e como vamos compor um governo petista. Se não nos satisfizermos com o acordo com o PT, paciência", disse Ademir.
Ademir confirmou ter sido procurado ontem e anteontem por lideranças regionais do PT para discutir a aliança, mas disse que consultará o partido antes de definir quem apoiará.
O apoio do senador é considerado decisivo na composição de alianças neste segundo turno. Ademir ficou em terceiro lugar com 25% dos votos, quatro pontos percentuais a menos que a segunda colocada, Maria do Carmo.
Jatene ficou em primeiro com 34,5% dos votos. O tucano teve o registro da candidatura cassada sob acusação de uso da máquina administrativa na semana anterior às eleições, mas voltou ao pleito por meio de uma decisão do Tribunal Regional Eleitoral, que entendeu não haver provas.
O candidato tucano foi acusado de usar aviões do governo e servidores públicos em sua campanha eleitoral. Ele nega a acusação. Jatene também não descarta buscar apoios de setores do PSB no Pará.
Ademir, que chegou a aparecer em primeiro lugar nas pesquisas, disse estar muito abalado com a sua derrota e criticou os adversários. "Fui derrotado pela onda vermelha, que fez crescer a candidatura de Maria do Carmo, mesmo ela sendo inexperiente, e pela máquina do governo, que apoiava o Jatene", disse.
O PT formou uma comissão especial para discutir alianças no Estado. Além de Ademir, o partido busca apoio do PTB do vice-governador Hildegardo Nunes, que ficou em quarto lugar.



Texto Anterior: Paraná: Candidato derrotado do PT sinaliza apoio a Requião no segundo turno
Próximo Texto: São Paulo: Alckmin leva vantagem em campo inimigo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.