São Paulo, quinta-feira, 09 de outubro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gabeira chama vereadora de "analfabeta política"

Declaração sobre aliada foi feita em telefonema

ITALO NOGUEIRA
DA SUCURSAL DO RIO

Em busca de votos na zona oeste do Rio, Fernando Gabeira (PV) disse, em conversa ao telefone ouvida pela Folha, que Lucinha, vereadora tucana eleita com a maior votação da capital (68.799 votos), age como "analfabeta política".
Gabeira conversava com um interlocutor não identificado sobre a instalação de um lixão em Paciência (zona oeste). Ele defendeu discutir o tema. Lucinha é contra o aterro.
Na conversa, Gabeira disse que Lucinha tinha uma "visão suburbana" sobre o assunto e que estaria de "salto alto". Quando falava ao telefone, ele caminhava próximo a repórteres e integrantes da campanha pelo estacionamento do Bangu Shopping. Não se afastou do grupo ou abaixou o tom de voz.
Procurado após a conversa, Gabeira afirmou que foi vítima de "invasão de privacidade". Disse que o repórter ultrapassou a sua função, "entrando na de detetive policial".
Ele não quis contextualizar os termos usados na conversa, mas falou sobre o que chamou de ruído sobre o tema do lixão. "Houve uma interpretação de uma entrevista que eu dei anunciando promover negociações em torno do lixão, e ela interpretou que eu tinha mudado minha posição. Esclareci que era contra, mas tinha que buscar alternativas."
Lucinha foi reeleita para seu quarto mandato tendo como base a zona oeste, local onde Gabeira teve o pior resultado proporcional. Ela mantém na região sete centros sociais, em que oferece cursos e serviços de graça. Uma das eleitoras que procuraram Gabeira no calçadão de Campo Grande, onde fazia corpo-a-corpo, decidiu apoiá-lo após conversa com uma manicure do centro.
"Ela disse que a Lucinha está com ele. Votei em branco no primeiro turno, mas vou votar nele agora", afirmou a acompanhante Josefa Santana, 60.
Lucinha não atendeu aos telefonemas da Folha ontem.
Antes da conversa, o candidato disse que a vereadora seria "fundamental" para ampliar o eleitorado na zona oeste, onde ele obteve baixa votação, ficando atrás até mesmo de Marcelo Crivella (PRB).


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Folha é o jornal mais lido por jornalistas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.