São Paulo, sexta-feira, 09 de outubro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

foco

Lula é o maior ator do país, melhor ainda que Wagner Moura, afirma cineasta

VERIDIANA RIBEIRO
DA FOLHA RIBEIRÃO

O presidente Lula é o melhor ator do Brasil, melhor do que Wagner Moura. A opinião é do cineasta Fernando Meirelles, um dos sócios da O2 Filmes, produtora responsável pelos vídeos que contribuíram para a vitória do Rio na disputa para ser a sede dos Jogos Olímpicos de 2016.
Meirelles, que foi a Ribeirão Preto para inaugurar um cemitério ecumênico do qual é sócio, elogiou a leitura emocionada de Lula do discurso escrito por Scott Givens, ex-vice-presidente de entretenimento da Disney e responsável pelas aberturas do Pan-2007 e de Sydney-2000.
"O Lula é um ator impressionante. Ele vai lá, dá uma lida [no texto] em 20 minutos e fala aquilo como se tivesse saído na hora, do coração dele. Não tem Wagner Moura pro Lula! Ele é o melhor ator. Não sei se o melhor presidente", disse o cineasta à Folha.
Segundo Meirelles, os vídeos apresentados na Dinamarca no dia 2, data em que o Rio foi escolhido pelo Comitê Olímpico Internacional para sediar a Olimpíada de 2016, foram os mais "emocionais" dos sete produzidos pela O2 Filmes. O objetivo era conquistar os membros do COI em eventuais segundo e terceiro turnos da votação.
"Os membros do COI já sabiam em quem eles iam voltar. As pessoas já foram [para a cerimônia de escolha da cidade-sede dos Jogos Olímpicos] com as suas cidades escolhidas. Então, "vamos trabalhar com o segundo voto!". E o segundo voto tem de ser uma coisa emocional. Pediram para a gente fazer algo que tocasse as pessoas", disse.
Meirelles foi crítico em relação às últimas gestões municipal e estadual do Rio e afirmou que, se bem aplicado, o investimento previsto para a Olimpíada poderá devolver à Cidade Maravilhosa o prestígio dos anos da bossa-nova.
"Há uma chance de o Rio recuperar a aura que tinha nos anos 1960. É que depois o Rio foi decaindo. O Brizola deu uma "marcada", deixou crescer muita favela em área de preservação. Depois, com dois [governos] Garotinhos, um Rosinha, mais dois Cesar Maia, o Rio de Janeiro [se] destruiu. A cidade está suja. Com essa perspectiva de 2016, o Rio tem uma grande oportunidade. Se o dinheiro não for para o bolso de empreiteiro e outros, há grandes chances", disse o cineasta.
Meirelles é um dos sócios das empresas WJN Comércio e Participações e SFM Participações, ambas de sua família, que, juntamente com outras duas empresas, construíram o Memorial Parque dos Girassóis, em Ribeirão.
A ligação dele com o local vem da infância: a área pertenceu a uma das fazendas que o avô do cineasta tinha na região. A mãe dele nasceu em Ribeirão, onde ele costumava passar suas férias escolares.


Texto Anterior: PT defende Dilma fora do governo já em fevereiro
Próximo Texto: Serra critica governo Lula, e PSDB chama Ciro de "nanico de Dilma"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.