São Paulo, quinta-feira, 09 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula deve encontrar empresário em breve para discutir ministério

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O presidente Lula pretende ter em breve uma conversa com o empresário Jorge Gerdau para "desatar alguns nós" na formação do ministério, segundo expressão dele próprio em conversas reservadas.
Ontem, a Folha informou que o empresário estaria disposto a aceitar um convite e preferiria a pasta do Desenvolvimento. No mesmo dia, sua assessoria divulgou nota dizendo que ele não pretende virar ministro (leia texto abaixo).
Na cabeça de Lula, Gerdau seria opção para a Fazenda, o Desenvolvimento e a Previdência. No caso da segunda pasta, o problema é o atual ministro, Luiz Fernando Furlan -que voltou de viagem e iria se encontrar com Lula ontem.
Segundo confidenciou a amigos, sua disposição era dizer a Lula que deseja ficar no governo, no mesmo ministério, mas com mais poderes para tocar uma agenda de crescimento para o segundo mandato.
Lula, porém, trabalha com a possibilidade de troca na Fazenda, chefiada por Guido Mantega, que poderia ser oferecida a Gerdau. Em conversa ontem, o ministro recebeu dois recados do presidente, os quais foram entendidos por ele como sinal de que ficará onde está.
O presidente reforçou o canal direto com o presidente do Banco Central, Henrique Meirelles, pedindo a Mantega que abandone o bombardeio contra o colega. Eventuais trocas de diretores do BC não devem resultar numa mudança da linha cautelosa em relação à queda da taxa básica de juros, a Selic, hoje em 13,75% ao ano. (KA E VC)


Texto Anterior: Grupo Gerdau recebeu desde 99 R$ 1,75 bi do BNDES
Próximo Texto: Nota: Gerdau afirma que não tem planos de assumir cargo público
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.