São Paulo, segunda-feira, 09 de novembro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsonsa@uol.com.br

Geisy lá

No alto das buscas por Yahoo News e Google News, "Estudante do Brasil é expulsa depois de vestir minivestido" ou "minissaia", destacando a reação inusitada num país "famoso por seus pequenos biquínis e sua atitude livre", mas também "de maioria católica romana". A Associated Press sublinhou a declaração da jovem Geisy Arruda à Folha, "eu fui a vítima, como posso ser expulsa? É absurdo".
Ao longo do domingo, nas manchetes de Folha Online e alguns outros, "UNE critica decisão da Uniban", questionando o machismo. Depois, "Ministra aponta discriminação". Depois, "MEC vai pedir explicações à Uniban". E foi tudo.



"CALUMNIA"
guardian.co.uk
No "Guardian", Eliza no Paraguai

Ecoa pelos jornais paraguaios e também pelo "Irish Times", da Irlanda, e pelo inglês "Guardian" o lançamento do livro "Calumnia", dos irlandeses Michael Lillis e Ronan Fanning. Retrata a vida de Eliza Lynch, irlandesa companheira do ditador paraguaio Solano López.
O livro questiona "crônicas brasileiras" da época, como a de que se tratava de uma prostituta -e propõe que Lula, como fez o inglês Tony Blair sobre um episódio da Irlanda, peça desculpas pela ação brasileira nos últimos dois anos da Guerra do Paraguai, dados como "genocidas". É o que mais ecoa, no Paraguai.



valoronline.com.br
GÊNIO
Fechando a semana em que Lula havia sido marcado como "sub Perón" e "analfabeto", a economista Maria da Conceição Tavares surgiu na revista do "Valor" descrevendo o presidente como "gênio político, mistura de Vargas e JK". E "só a classe média dita ilustrada e a grande imprensa são contra"

SEM FIM

O "Financial Times" não para e postou ontem a íntegra da longa entrevista do editor Lionel Barber com Lula, chamando ainda, na home page, para um vídeo em que Jim O'Neill, que cunhou os Brics, diz "por que a China e o Brasil vão emergir mais fortes da crise".
Na BBC original, Robert Plummer escreve longamente sobre a semana brasileira em Londres, sob o título "O Brasil vai fazer sentir seu peso em 2026?". É o ano em que o país se torna a quinta economia do mundo, na aposta do ministro Guido Mantega.
No "Guardian", também ecoando a semana, Richard Bourne evita a economia e foca a defesa da democracia e dos "mais pobres" como legado de Lula.



EUA VS. BRASIL

O blog de Sérgio Dávila postou a resposta do Departamento de Estado dos EUA à crítica de Lula, de que Obama ignora a América Latina. O porta-voz citou a indicação de Thomas Shannon para embaixador como prova da "alta prioridade". Mas Shannon não passa no Senado, bloqueado por republicanos que pressionam pela eleição em Honduras sem a volta de Manuel Zelaya.
Em contraste significativo, destacado pelo espanhol "El País", o novo secretário assistente para a região, Arturo Valenzuela, indicado por Hillary Clinton, não Obama, ganhou apoio republicano e passou.
Na mesma direção, o "New York Times", ouvindo "funcionário sênior dos EUA", deu que "grandes doadores da ONU cobram que Brasil, Rússia, Índia e China assumam parte maior dos custos da organização".



ISRAEL VS. IRÃ

O presidente de Israel, Shimon Peres, chega hoje ao Brasil para se reunir com Lula, precedido por entrevistas à "Época", da editora Globo, e à Globo News, transmitida ontem, além de três jornais. Falou também ao argentino "Clarín", entre outros da região.
Na revista, no título, "Não esperem civilidade de Ahmadinejadi". Na TV, disse que o presidente iraniano "é cauteloso quando se trata de dizer a verdade".
Ahmadinejadi chega dias depois. A mídia iraniana segue com notícias sobre as "boas relações" com o Brasil e outros, na região, e os planos, por exemplo de criar cooperativas para incentivar o comércio.



cbsnews.com
"HACKERS"
A CBS postou na sexta e transmitiu ontem que o apagão de 2007 no Espírito Santo foi ação de "hackers" e avisou que os EUA são vulneráveis. Na Folha de ontem, Brasília já havia questionado a informação -e a cobertura já ecoa, em sites como Wired



Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Governo envia projeto que reformula Defesa
Próximo Texto: TCE investiga contrato suspeito de R$ 1 bi
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.