São Paulo, domingo, 09 de dezembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ministro do PT é maior adversário do PSDB em BH

Pesquisa mostra Patrus tecnicamente empatado com Azeredo e João Leite

Tucanos lideram com folga quando candidato petista é Roberto Carvalho, deputado estadual, que obtém apenas 3% das intenções de voto

DA AGÊNCIA FOLHA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELO HORIZONTE

A dez meses das eleições municipais, o ministro Patrus Ananias (Desenvolvimento Social) aparece como o principal adversário do PSDB na disputa pela Prefeitura de Belo Horizonte. Ele está tecnicamente empatado tanto com o senador Eduardo Azeredo quanto com o deputado estadual João Leite.
No cenário em que o candidato tucano é Leite e o petista, Patrus, o deputado ficaria com 25% das intenções de voto, contra 23% do ministro. A margem de erro é de cinco pontos percentuais. Antônio Roberto, do PV, tem 9%, em terceiro.
Também há empate técnico, com vantagem tucana, quando o cenário opõe Patrus e o senador Azeredo. Nessa simulação, Azeredo tem 24% das intenções de voto, e Patrus, 22%. Antônio Roberto (PV) vem logo em seguida, com 9%.
Os tucanos lideram com folga nos cenários em que Patrus cede o lugar para o deputado estadual Roberto Carvalho -nessa situação, o petista aparece com apenas 3% das intenções de voto.
Na situação com Leite na disputa, o tucano está na frente com 31%, contra 10% do segundo colocado, Antônio Roberto (PV). Quando o candidato do PSDB é Azeredo, o senador lidera com 26%, contra 10% do candidato verde.
Os deputados federais Antônio Roberto (PV), Jô Moraes (PC do B), Leonardo Quintão (PMDB), o deputado estadual Gustavo Valadares (DEM) e o presidente do PDT em BH, Sérgio Miranda, aparecem em todas as simulações do Datafolha.
O máximo que o candidato do DEM atingiu foi 2%. Quintão, do PMDB, chega a 9% no cenário com Azeredo, mas sem Patrus. Moraes, do PC do B, tem melhor desempenho sem Patrus e Azeredo, com 8%.
Com o desempenho na pesquisa, Leite reforça seu desejo de disputar pela terceira vez a prefeitura da capital mineira. Seu nome, contudo, é tratado com certo ceticismo no PSDB, pelo fato de o ex-goleiro do Atlético-MG ter sido derrotado duas vezes para a prefeitura, e sempre para a coligação liderada pelo PT.
Leite é o único tucano que não esconde o anseio de concorrer novamente ao posto, e a pesquisa poderá fazer com que o PSDB passe a considerá-lo um pré-candidato de fato.
Até recentemente, o nome de Azeredo sempre foi o mais lembrado no PSDB como capaz de ameaçar os 16 anos de gestão petista na cidade. O problema sempre foi a desconfiança por causa do valerioduto tucano -o suposto esquema criminoso de financiamento de sua campanha em 1998 para o governo de Minas, quando Azeredo tentava a reeleição.
Com a denúncia oferecida pela Procuradoria Geral da República no mês passado, Azeredo foi praticamente descartado da disputa.
No PT, a maior dificuldade é convencer Patrus a aceitar ser candidato mais uma vez -ele foi prefeito de 1993 a 1996.
(THIAGO GUIMARÃES e PAULO PEIXOTO)


Texto Anterior: Partidos: Cardozo libera voto em 2º turno do PT
Próximo Texto: Crivella, Frossard e Montes aparecem empatados no Rio
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.