São Paulo, terça-feira, 09 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Candidatura de Dilma cresce mais rápido entre os que aprovam Lula

DA REPORTAGEM LOCAL

A ministra Dilma Rousseff (Casa Civil), principal cotada para ser a candidata petista à sucessão de Luiz Inácio Lula da Silva em 2010, melhorou seu desempenho entre os eleitores que aprovam o governo do presidente, de acordo com a mais recente pesquisa Datafolha.
Apesar disso, o governador de São Paulo, José Serra (PSDB), lidera as intenções de voto mesmo entre aqueles que avaliam o governo de Lula como ótimo ou bom.
No primeiro cenário apresentado pelo Datafolha, além de Serra e Dilma, são incluídos como candidatos à presidência o deputado federal Ciro Gomes (PSB-CE) e a ex-senadora Heloísa Helena (PSOL).
Nesse cenário, Serra subiu de 38% para 41% das intenções de voto, enquanto Ciro caiu de 20% para 15%. Heloísa Helena manteve 14%, e Dilma subiu de 3% para 8% das intenções.
Entre os que aprovam o governo Lula, 38% declaram voto em Serra. Esse percentual era de 35% em março deste ano. Dilma também cresceu entre os que consideram que a gestão federal é ótima ou boa, passando de 4% das intenções de voto em março para 10% na pesquisa realizada entre os dias 25 e 28 de novembro.
O Datafolha ouviu 3.486 pessoas em 180 municípios. A margem de erro máxima da pesquisa é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
No cenário sem Serra -mas com o governador mineiro, Aécio Neves (PSDB), Ciro Gomes e Heloísa Helena-, Dilma também apresentou crescimento entre os que consideram o governo Lula ótimo ou bom. A ministra passou de 5% para 11% de intenção de voto.
A intenção de voto em Serra é maior entre os que desaprovam o governo Lula. No cenário 1, o governador paulista chega a ter 53% das intenções de voto entre aqueles que acham a gestão federal ruim ou péssima. Esse resultado era de 40% na pesquisa realizada em março.
Entre os que consideram o governo Lula regular, 46% declaram preferência por Serra (eram 42% em março).

Salário
Enquanto Serra tem seu melhor desempenho entre os mais pobres, Dilma cresce entre os que têm maior renda.
No cenário 1, Serra tem 42% das intenções de voto tanto entre os que ganham até dois salários mínimos quanto entre os que recebem de dois a cinco salários. Mas o tucano cai para 37% entre os que recebem entre cinco e dez salários mínimos, e fica com 38% entre aqueles que recebem mais de dez salários.
Já Dilma tem 5% entre os que recebem menos de dois salários mínimos e 12% entre aqueles que ganham mais de dez salários mínimos e os que ganham entre cinco e dez salários. (FERNANDO BARROS DE MELLO)


Texto Anterior: Aécio diz que não está fora do páreo pela Presidência
Próximo Texto: Reação: Partidos de oposição dizem que PT é culpado pela crise econômica
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.