São Paulo, sábado, 10 de janeiro de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Foco

Niemeyer projeta obras para as comemorações dos 50 anos de Brasília

LARISSA GUIMARÃES
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Aos 101 anos, o arquiteto Oscar Niemeyer dá sinais de que não tem planos de se aposentar. O idealizador de Brasília apresentou ontem, ao governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), o projeto de um novo complexo, a Praça da Soberania, a ser feita na Esplanada dos Ministérios.
A praça contará com o Memorial dos Presidentes da República e um monumento em homenagem ao cinquentenário da capital, que promete causar polêmica por seu tamanho, que pode ter entre 60 e 80 metros.
A ideia é inaugurar a obra completa no dia 21 de abril de 2010, quando Brasília completará 50 anos.
"Será um grande monumento em triângulo para mostrar o progresso de nosso país. É para causar perplexidade em quem vê", adiantou Niemeyer.
Na última visita a Brasília, há um mês, o arquiteto havia dito que sentia falta de mais espaços de convivência na capital. A praça deve ser construída nas proximidades do Teatro Nacional e do Museu da República, que também têm sua assinatura.
De acordo com o governo do DF, ainda não há estimativa de custo para a obra.
A praça terá ainda uma área com estacionamento para 3.000 veículos.
O encontro do governador do DF e o arquiteto se deu no escritório de Niemeyer, em Copacabana, no Rio. O almoço durou aproximadamente quatro horas.
Arruda e Niemeyer aproveitaram a oportunidade para conversar sobre outros projetos do arquiteto que já estão confirmados. A obra que está em estágio mais avançado é a Torre Digital, que abrigará os equipamentos para a implantação da TV digital na capital, além de restaurantes e biblioteca.
A obra já foi licitada e o governo aguarda a licença ambiental para começar construção. O projeto custará R$ 64 milhões. Há ainda outras duas obras: a Praça do Povo, ao lado do Teatro Nacional, e o sambódromo do DF.


Texto Anterior: Outro lado: Empresa diz que concorrente tem "voz" no tribunal
Próximo Texto: Câmara: Empresa do caso do plano de saúde é alvo de tribunal
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.