São Paulo, quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Tasso diz que Dilma é "líder de silicone, bela por fora, falsa dentro"

Oposição chama ministra de "Frankenstein" e de "ventríloquo'; apenas três integrantes da base aliada defenderam a petista

Serys Slhessarenko (PT-MT) acusou senador do PSDB de preconceito e afirmou que Dilma "nunca esteve à sombra de Lula, mas ao lado"


ANDREZA MATAIS
DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Depois de o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso classificar a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) de "reflexo de um líder", ontem foi a vez de senadores do partido reforçarem as críticas à candidata do PT à sucessão presidencial.
O senador Tasso Jereissati (PSDB-CE) chamou Dilma de "liderança de silicone" por ser, segundo ele, "bonita por fora, mas falsa por dentro".
Num debate que durou duas horas e contou com a participação de 11 senadores (só três da base aliada do governo), Dilma foi chamada de "Frankenstein", por Jarbas Vasconcelos (PMDB-PE), "ventríloquo", por Marisa Serrano (PSDB-MT), e acusada de não pensar pelo presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra (PE).
"Temos o problema do vice, enquanto eles precisam decidir o que fazer com Ciro Gomes [pré-candidato pelo PSB]. O Ciro fala e pensa. Dilma, se pensa, ninguém viu até agora."
Tasso Jereissati, que provocou o debate, disse que sua intenção era rebater números do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), principal vitrine da ministra. Segundo ele, o governo tem incluído nas contas do programa investimentos com recursos privados.
"Essa mentira [sobre números do PAC] que foi colocada pela ministra Dilma não pode ficar passando como verdade, e, de novo, essa liderança de silicone que está sendo construída, falsa, bonita por fora, mas falsa por dentro, sem dúvida nenhuma, precisa começar a ser desmascarada", disse Tasso.
Ao defender a ministra, o senador João Pedro (PT-AM), suplente do ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, pediu respeito a Jereissati.
Serys Slhessarenko (PT-MT) o acusou de ser preconceituoso com as mulheres.
Como resposta, Tasso lembrou que foi o presidente Luiz Inácio Lula da Silva quem baixou o tom do debate ao chamar o presidente nacional do PSDB de "babaca".
"A Dilma é competente. A crítica de que ela não tem experiência foi feita ao Lula, e ele sai do governo aclamado", disse João Pedro. "Dilma nunca esteve à sombra do Lula, mas ao lado", reforçou Slhessarenko.


Texto Anterior: Oposição é "time frágil", afirma Lula
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.