São Paulo, segunda-feira, 10 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Para aliados, reportagem é infame; oposição faz censuras moderadas

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A reação de políticos governistas à reportagem do jornal norte-americano não diferiu da do Palácio do Planalto. Adjetivos como "caluniosa" e "infâmia" foram repetidos por congressistas aliados. A oposição adotou um tom moderado, mas alguns censuraram atos que associariam a imagem do presidente à bebida.
"A reportagem não tem credibilidade, arranha mais a imagem do jornal do que a do presidente", afirmou o deputado Arlindo Chinaglia (SP), líder do PT na Câmara. "A rigor, o texto se ampara em críticos, em pessoas com conhecida posição ácida em relação ao governo", disse.
O governador do Acre, Jorge Viana (PT), propôs um "sentimento de união" entre base aliada e oposição para defender a figura do presidente da República e a imagem do país. "É uma calúnia com um presidente que tem a responsabilidade de governar o país. Pela convivência que tenho com o Lula há pelo menos 20 anos, posso dizer que se trata de algo criminoso. O presidente Lula não merece uma agressão como essa."
"Isso criou um clima de indignação e chateação. Se não bastassem os problemas, temos de lidar com isso", reagiu o chefe de gabinete de Lula, Gilberto Carvalho.
"Tenho a impressão que houve um exagero muito grande do jornal americano. Há tempo que vemos o presidente Lula bebendo socialmente. Só isso. Se existe algo diferente, só quem é íntimo do presidente poderia dizer. Mas não creio que atrapalhe a sua administração", disse o senador Antonio Carlos Magalhães (PFL-BA).
"Acho que temos de dar um voto de confiança e deixar o governo responder", afirmou o deputado Custódio Mattos (MG), líder do PSDB na Câmara.
O deputado José Carlos Aleluia (BA), líder da bancada de deputados federais do PFL, foi um dos mais críticos: "Acho que o presidente não compreendeu ainda que é o chefe da nação, que seus gestos e atos são observados pela sociedade", disse o pefelista. "Algumas declarações dele, sobretudo de improviso, são inadequadas; agora, seria imprudente dizer que isso é efeito de bebida."



Texto Anterior: Leia a íntegra da nota da Presidência
Próximo Texto: Frases
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.