São Paulo, quinta-feira, 10 de maio de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Evento no estádio reunirá platéia escolhida a dedo

DANIELA TÓFOLI
DA REPORTAGEM LOCAL

Escolhidos a dedo, trinta e cinco mil jovens estarão hoje à tarde no estádio do Pacaembu para ouvir o que Bento 16 tem a dizer. Vindos de todos os Estados e ainda de países como Argentina, Uruguai, Peru ou Honduras, eles foram selecionados por suas dioceses de acordo com um critério que não foi imposto pelos organizadores do evento, mas que acabou prevalecendo em quase todas as paróquias: ganharam credenciais aqueles que se mostraram mais atuantes, que estão envolvidos com trabalhos na igreja e que apresentam perfis de liderança.
A escolha não foi à toa. Além de afinar o diálogo com a juventude, o papa pode tentar despertar o instinto para a vida religiosa de alguns fiéis. "Bento 16 vem resolver várias questões: o declínio no número de fiéis, a quase-divisão entre carismáticos e teólogos da libertação e a falta de renovação do clero, por exemplo", afirma Moacir Nunes de Oliveira, professor de teologia da PUC-SP.
"Como a renovação de qualquer instituição se dá pela juventude, acho que o papa não vai centrar seu discurso apenas na questão da fé, mas também na das vocações", diz.
Rodrigo Custódio Ramos, 26, da organização do encontro e integrante da Aliança de Misericórdia, diz que esse é um tema possível. "Esperamos ouvir uma palavra para ser o norte das nossas vidas, para nos direcionar, e cada um será tocado de uma forma", diz. Ele conta que os jovens estão animados. "Máquinas fotográficas, celulares com câmeras, faixas e cartazes são quase obrigatórios."
Lilian dos Santos, 29, discípula da Comunidade Católica Shalom, prepara-se como se fosse a um show de rock, "ou a uma final de Copa do Mundo". "Não vejo a hora de ouvir a palavra de Deus da boca do papa."
Lilian se encaixa no perfil: há três anos ela dedica seu trabalho à Shalom, mas ainda não decidiu se quer casar e ter filhos ou seguir o celibato. "Depende do chamado de Deus. É Ele que mostrará o melhor caminho."


Texto Anterior: A visita do papa/: Trânsito não piorou muito, mas o metrô sofreu pane
Próximo Texto: Diário de viagem: Peregrinos sofrem com quebra de ônibus e tédio no percurso
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.