São Paulo, segunda, 10 de maio de 1999

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Petista processa Brindeiro

da Sucursal de Brasília

O deputado Arlindo Chinaglia (PT-SP) vai entrar com uma ação popular contra o procurador-geral da República, Geraldo Brindeiro. O procurador usou um jatinho da FAB (Força Aérea Brasileira) para fazer uma viagem de férias com a família ao arquipélago de Fernando de Noronha.
"Ele usou aeronave do patrimônio público para viagem que não era de trabalho. Isso é uma ilegalidade, uma improbidade", declarou Chinaglia.
O parlamentar vai também entrar com uma representação contra Geraldo Brindeiro no Conselho Superior do Ministério Público. O procurador-geral é o responsável por pedidos de investigação de crimes contra o patrimônio público.
O deputado foi autor de uma ação popular contra Carvalho. O chefe da Casa Civil viajou durante o Carnaval para a ilha de Fernando de Noronha, também em avião da FAB. Após a publicação da viagem pela imprensa, Carvalho informou ter devolvido R$ 25 mil ao Ministério da Aeronáutica.
Brindeiro disse que depositou R$ 18 mil na conta da Aeronáutica na quinta-feira, mas não informou como foram feitos os cálculos para se chegar a esse valor. "O procurador-geral deverá ressarcir aos cofres públicos o valor que a Justiça definir, não o que achar que deve", disse Chinaglia.
Procurado pela Folha desde sexta-feira, por meio de sua assessoria, Brindeiro não quis se pronunciar.
(DENISE MADUEÑO e BETINA BERNARDES)




Texto Anterior | Próximo Texto | Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Agência Folha.