São Paulo, quarta-feira, 10 de junho de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Oficialmente

No UOL, no meio do dia, "Brasil está em recessão". Yahoo, com AFP, "Brasil oficialmente em recessão". BBC, "Brasil entra em recessão".

 

Já o site Market Watch, do "Wall Street Journal", destacou "Brasil em recessão, mas a recuperação é provável este ano". Na manchete da Reuters Brasil, "Economia encolhe menos no primeiro trimestre". Agência Brasil, "Mantega diz que resultado do PIB foi melhor do que as projeções".
Por outro lado, no G1, portal da Globo, o mesmo "Mantega pede novos cortes de juros após recessão". O problema é que, no Valor Online, com os mercados fechados, "PIB surpreende e juros futuros já indicam corte menor da Selic". BC e rentistas encontraram o argumento de que precisavam.

INTEGRAÇÃO BRIC
"Times of India", "Hindu" e outros anunciam, com críticas, a reestreia do primeiro-ministro Manmohan Singh na cena global, semana que vem, ao lado dos outros Brics. Avalia-se que China e Rússia têm interesses diferentes da Índia e devem ser os protagonistas.
Já Xinhua, Novosti e outras agências confirmam a presença na "cúpula Bric" do presidente chinês, Hu Jintao, para "expandir a confiança mútua, buscar soluções para a crise e solidificar laços comerciais".
De seu lado, o Itamaraty apareceu ontem na mídia estatal chinesa afirmando que, sem agenda fechada, o encontro tem por "elemento fundamental iniciar o mecanismo de integração entre os Brics".

NA AMAZÔNIA 1
Henry Ford Collection/wsj.com
Com carro "atolado na lama da Fordlândia", o "WSJ" deu resenha de um novo livro sobre o projeto de Henry Ford para uma indústria de borracha nos anos 30 -que se perdeu, diz o jornal, por resistência dos seringueiros

NA AMAZÔNIA 2
bbc.co.uk
A BBC destacou ontem o exílio de Alberto Pizango, líder dos protestos contra o decreto que, no Peru, permitiu às empresas estrangeiras explorar gás em terra indígena. Petrobras inclusive

SHELL E O PRÉ-SAL
O "Valor" noticiou ontem que, "segundo um ministro", o governo vai propor uma nova estatal para administrar as reservas do pré-sal, ligada ao Ministério das Minas e Energia, e um fundo social para aplicar os recursos em educação, habitação etc. Incluiria cláusula de proteção da Petrobras, para evitar "seguidas derrotas nas disputas com empresas estrangeiras".
E a Shell já declarou à Bloomberg sua "confiança" nas novas regras, aliás, "confiança muita alta".

PETROBRAS E O BLOG
Em seu blog, Cláudio Weber Abramo, da Transparência Brasil, questionou "a reclamação de que a Petrobras teria rompido compromisso de confidencialidade" ao vazar perguntas, pois ele só existe para o jornalista, não a fonte. Como não pode "prescindir da grande imprensa, é provável que a empresa recue". Mas "deveria continuar, após os veículos terem publicado suas histórias".
Já o blog da estatal se defendeu dizendo ser formatado como "mídia social", não imprensa.

PM NO CAMPUS
band.com.br
Globo e Record mal cobriram. Já a Band entrou ao vivo, mas Luiz Datena dizia, "Isso é baderna! Vai estudar! Palhaçada! Essa USP tem tudo!... Não estou puxando o saco do governador, eu não preciso disso"

LIVRE ARBÍTRIO
washingtonpost.com
Iniciada "um ano após os militares", Globo e suas novelas mudaram o comportamento dos brasileiros, detacou o "Washington Post". Mas a emissora hoje "se esforça em negar a influência" e defende "a capacidade de livre arbítrio do povo"


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Senado: CCJ aprova limite maior de gasto de cidades
Próximo Texto: Evento debate direitos e deveres da mídia
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.