São Paulo, segunda-feira, 10 de setembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MEMÓRIA

Morre general que invadiu quartel em 64

DA SUCURSAL DO RIO

Um dos militares que participaram do golpe contra o presidente João Goulart em 1964, o general reformado César Montagna de Souza, 94, morreu na madrugada de ontem no Rio, vítima de insuficiência respiratória aguda. O corpo do general foi enterrado na tarde de ontem no cemitério São João Batista, em Botafogo (zona sul).
O general Montagna, quando coronel, participou da invasão do QG da Artilharia da Costa, ao lado do Forte de Copacabana em 1º de abril de 1964, no qual havia militares leais a João Goulart.
Elio Gaspari, conta em "A Ditadura Envergonhada", que "a revolta militar que em mais de 24 horas não produzira uma única troca de tiro, acabara de ter seu grande momento". "A guarita do QG ficava debaixo da maior emissora de televisão do país -a TV Rio- e parte do episódio fora filmado. Pouco depois, estava no ar."
Em 1968, já general, foi nomeado comandante do forte e foi responsável, no RJ, pelo manual de censura à imprensa.


Texto Anterior: Lula chega à Finlândia e fala sobre etanol
Próximo Texto: Pedido da União sobre arquivos do Araguaia sai da pauta do Supremo
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.