UOL

São Paulo, sexta-feira, 10 de outubro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT X PT

Governo pode receber Gabeira, afirma Dirceu

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

O ministro José Dirceu (Casa Civil) disse ontem que o governo está "aberto" para conversar com o deputado Fernando Gabeira (PT-RJ), que decidiu sair do partido por discordar da política ambiental do governo, mas não vai alterar os rumos dessa política.
O estopim para a decisão do deputado foi a liberação do plantio de soja transgênica. Gabeira também está insatisfeito com a importação de pneus usados do Paraguai e do Uruguai e com a retomada do programa nuclear.
"O governo está aberto para discutir a agenda política, não só no setor de meio ambiente, mas também sobre desenvolvimento. O presidente orientou os ministros a conversar com o deputado Gabeira. Estamos, sim, abertos, como governo, a receber o deputado, assim como ele esteve discutindo conosco a medida provisória que liberou o plantio das sementes transgênicas", disse.
Segundo Dirceu, não vai haver mudança na política ambiental, condição de Gabeira para ficar no PT. "O governo considera a medida provisória adequada, até porque ela foi negociada. Tinha representação da bancada, das entidades [ambientalistas]. Lógico que eles eram contra, mas tanto o Ministério do Meio Ambiente quanto o do Desenvolvimento Agrário, como deputados que eram contrários, participaram da elaboração [da MP] e fizeram uma série de propostas que melhoraram a MP. Então o governo vai trabalhar para que ela seja aprovada como está", declarou.
O ministro negou que haja divergência entre a bancada petista e o governo Lula. "A bancada do PT, durante todo o processo de reformas, apoiou e sustentou a proposta do governo. Quem está falando em nome da bancada, que a bancada é contra isso ou aquilo, não está falando em nome da bancada. Quem fala em nome da bancada é o líder", disse.


Texto Anterior: Rumo a 2004: PT filia 125 mil e cresce 30% em 4 meses
Próximo Texto: Rolo tributário: Palocci endossa posição de Estados na reforma
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.