São Paulo, sexta-feira, 10 de novembro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alteração de critério mudou posição do país

DA SUCURSAL DO RIO

O IDH é um índice calculado a partir de quatro indicadores: expectativa de vida, alfabetização de adultos, taxa bruta de matrícula e PIB per capita em dólares PPC (paridade do poder de compra, que elimina diferenças de custo de vida entre países). Varia de 0 a 1, sendo 1 melhor.
No caso brasileiro, o relatório aponta para 2004 expectativa de vida de 70,8 anos e PIB per capita de 8.195 dólares PPC. A taxa de alfabetização foi de 88,6% e de matrícula, 86%.
Nessa última taxa, houve a maior alteração em relação ao último relatório. Até então, o Brasil e outros 31 países informavam para efeito de cálculo desse indicador também o número de estudantes na educação de adultos.
Neste ano, porém, por orientação do Pnud, esse contingente não foi considerado. Por isso, no relatório anterior, o país aparecia como o 63º de maior IDH; agora é o 69º. A alteração "é quase totalmente um resultado da mudança na forma de reportar as estatísticas do que uma real deterioração na performance educacional".
Ao divulgar o relatório deste ano, o Pnud já corrigiu a posição do Brasil no ano passado: o país seria o 68º. Os dados de educação ajudaram pouco também porque de 2003 para 2004 a melhoria na alfabetização de adultos foi de apenas 0,2 ponto percentual.


Texto Anterior: IDH do Brasil melhora, mas país cai uma posição em ranking da ONU
Próximo Texto: Destaque: Pnud elogia o programa Bolsa Família
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.