São Paulo, terça-feira, 10 de dezembro de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula se reúne hoje com "sub do sub do sub"

DO ENVIADO A WASHINGTON
DE WASHINGTON

O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva, encontra hoje em Washington Robert Zoellick, o representante comercial dos EUA, cargo que equivale ao de ministro do Comércio do país e de principal negociador para a Alca (Área de Livre Comércio das Américas).
Lula verá Zoellick horas depois de se reunir com o presidente dos Estados Unidos, George W. Bush.
A relação entre o petista e o negociador americano remonta a 1989. Naquele ano, Zoellick, então subsecretário de Estado para assuntos econômicos, não compareceu a um encontro marcado com Lula, então candidato à Presidência pela primeira vez.
Na campanha deste ano, Zoellick foi chamado por Lula de "sub do sub do sub" quando o petista evitou responder a uma afirmação do funcionário do governo dos EUA de que, se o Brasil não negociasse a entrada na Alca, teria de comercializar com a Antártida. Na época, Lula disse que só trataria da Alca com o "companheiro Bush". Agora, resolveu se reunir com Zoellick, que solicitou a audiência, segundo o embaixador do Brasil em Washington, Rubens Barbosa.
No encontro de hoje, Zoellick deverá tratar dos principais pontos de divergência entre Brasil e EUA a respeito da Alca, acordo comercial previsto para ser implantado em 2005. Basicamente, o Brasil reclama um maior acesso dos produtos brasileiros ao mercado dos EUA. O PT fala em triplicar em oito anos as exportações brasileiras para os EUA. Esse volume comercial é de cerca de US$ 30 bilhões por ano. Lula quer negociar a diminuição de barreiras para produtos brasileiros.
No encontro com Bush, estarão o secretário de Estado, Collin Powell, a assessora de Bush para segurança nacional, Condoleezza Rice, o subsecretário do Tesouro para assuntos internacionais, John Taylor, o vice-negociador comercial dos EUA, Peter Allgeier, a embaixadora dos EUA no Brasil, Donna Hrinak, e o assessor da Casa Branca para a América Latina, John Maisto. Do lado brasileiro, deverão acompanhar Lula o virtual ministro da Fazenda, Antônio Palocci Filho, a prefeita de São Paulo, Marta Suplicy, e o secretário de relações internacionais do PT, Aloizio Mercadante.
(KENNEDY ALENCAR e MARCIO AITH)


Texto Anterior: Palocci vai a NY negociar linhas de crédito ao Brasil
Próximo Texto: PT aceita condições impostas pelo PMDB
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.