UOL

São Paulo, quarta-feira, 10 de dezembro de 2003

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Não há provas de amizade, diz advogado

DA REPORTAGEM LOCAL

O advogado do juiz federal João Carlos da Rocha Mattos, Alberto Zacharias Toron, disse que os bilhetes e as gravações apreendidos pela Polícia Federal não provam que o seu cliente e o doleiro Najun Turner tinham uma relação de amizade.
"Os elementos são muito circunstanciais. O Najun podia estar interessado em sugerir uma relação que ele não tinha", declarou.
Toron também afirmou desconhecer a existência de ações contra Turner que deveriam ser julgadas na vara em que Rocha Mattos é o juiz titular.
A advogada do doleiro Najun Turner nos processos que transitam em São Paulo, Laura Aparecido Paes Figueiredo, foi procurada em seu escritório em São Paulo, mas sua secretária informou que ela se pronunciará "no devido momento".
Claudionor Salomão, advogado de Turner no processo de contrabando de 13,25 quilos de ouro para o Uruguai, disse que seu cliente foi condenado a três anos e quatro meses de prisão pelo STJ (Superior Tribunal de Justiça) em 2000, mas nunca foi preso porque a ação prescreveu no ano passado.
Nesse período, segundo Salomão, não foi expedido o mandado de prisão contra Turner. Ele alega que não houve contrabando - um empregado errou a estrada para a empresa, onde deveria pegar a nota fiscal, e acidentou-se. Estava com os 13,25 quilos de ouro escondido em um colete.
A advogada em ações na área cível do doleiro Sandor Paes do Nascimento, Alexandra Ângelo Rodrigues, disse que seu cliente é representado na área criminal por outra colega. Ela ficou de entrar em contato com a advogada e ligar de volta, o que não havia ocorrido até as 20h de ontem. Procurada em seu telefone celular nesse horário, não foi localizada.
A irmã do juiz Rocha Mattos, Vera Cristina Vieira de Moraes, foi procurada pelo telefone em sua casa ontem à tarde. A pessoa que atendeu disse que ela esquecera o celular em casa e que talvez só fosse localizada à noite. Ela não ligou de volta até as 20h.


Texto Anterior: Operação Anaconda: Juiz é amigo de doleiro que deveria julgar
Próximo Texto: Turner é acusado de lavar R$ 800 mil
Índice


UOL
Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.