São Paulo, sábado, 11 de março de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2006/PRESIDÊNCIA

Em sua terceira visita no ano a Pernambuco, presidente é recebido com manifestações mas é aplaudido ao entregar moradias

Lula enfrenta protesto e se compara a Ronaldo

Leo Caldas/Folha Imagem
Erinalda da Silva, que recebeu um apartamento em conjunto habitacional de Recife, abraça Lula, ao lado do prefeito João Paulo (PT)


LUIZ FRANCISCO
DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE E OLINDA

Em sua terceira visita a Pernambuco neste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi aplaudido, enfrentou protestos e se comparou ao jogador Ronaldo.
Ao discursar para estudantes do Senai (Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial), em Olinda, Lula disse que as trajetórias de sua vida e da de Ronaldo, do Real Madrid, servem de exemplo para os mais jovens.
"Perdi três eleições [para presidente] e tinha gente que falava "desista, não dá certo", e eu não desisti e virei presidente da República. O Ronaldo, quando machucou a perna jogando na Inter de Milão, muitas pessoas diziam que ele estava acabado para o futebol, que não jogava mais nada. Pediam: "Pára, Ronaldo". Ele se sacrificou, voltou e foi o artilheiro da seleção brasileira em 2002."

Protestos
Ao chegar ao Centro de Convenções de Olinda, onde acontecem as "Olimpíadas do Conhecimento", patrocinadas pelo Senai, Lula enfrentou manifestação. Cerca de 500 moradores de Camaragibe (região metropolitana de Recife), a maioria vestida de preto, protestaram contra o corte de R$ 6 milhões por parte do SUS (Sistema Único de Saúde).
"Temos o direito à saúde básica, senhor presidente", dizia uma faixa. Para dar mais visibilidade à manifestação, os moradores também fizeram um "apitaço".
Sem-terra acampados há mais de 15 anos nas imediações do porto de Suape também fizeram protestos. Com a construção da refinaria Abreu e Lima, os sem-terra terão de deixar a área. Ontem, eles pediram indenização ou um outro local para assentamento.
Pela manhã, integrantes do MST (Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra), da CUT (Central Única dos Trabalhadores) e da UNE (União Nacional dos Estudantes) entregaram ao presidente uma carta pedindo mais "democratização" na escolha do modelo de TV digital a ser implantado no país.
Os manifestantes mostraram cartazes solicitando o adiamento do prazo para a definição do modelo -japonês, europeu ou americano disputam a preferência dos brasileiros. "Deixa eu resolver as coisas de Pernambuco primeiro", pediu Lula, ao ser indagado se já teria escolhido o padrão.
Na quarta-feira, a Folha publicou que o governo já optou pelo padrão japonês.

Aplausos
Lula chegou a Pernambuco anteontem, após viagem ao Reino Unido. Durante inauguração de um conjunto habitacional na periferia de Recife, ontem, o presidente disse que mais importante do que ser bem recebido pela rainha Elizabeth 2ª, com quem esteve nesta semana, é encontrar o povo brasileiro, "que tem compreendido o que temos feito".
"Tudo foi maravilhoso, acho que nunca fomos tão bem tratados, mas nada paga eu retornar depois de visitar a rainha, encontrar o meu povo brasileiro, povo desse nosso país, esse povo extraordinário que tem tanto compreendido o que temos feito."
Muito aplaudido pelos que receberam novas moradias, Lula disse que manterá o ritmo de viagens, pelo qual tem recebido críticas de adversários políticos. "Quero dizer para vocês que nós vamos continuar a fazer aquilo que precisa ser feito no Brasil. Eu sei que tem muita gente que se queixa, que não gostaria que eu estivesse andando pelo Brasil afora, mas eu vou contar para vocês: eu fui eleito para governar este país, fui eleito."


Texto Anterior: PMDB mantém prévias no dia 19
Próximo Texto: Frase
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.