São Paulo, terça-feira, 11 de março de 2008

Texto Anterior | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

São Paulo vs. Rio

No "Wall Street Journal", o petróleo "avançou mais por território inexplorado" e foi a US$ 108. Antes, na manchete do "Financial Times", o aviso do Canadá aos EUA para não vetar a importação de uma área de impacto ambiental, senão "US$ 106 vai soar barato".
E na América do Sul a maldição do petróleo avança, agora dentro do Brasil. Na manchete do "Valor", "São Paulo reivindica fatia de royalties de Tupi", já com a reação do Rio. Na manchete do Globo Online, cresceu o conflito verbal, "SP briga com o Rio por dinheiro do megacampo da Petrobras", até "SP quer tirar do Rio".

AINDA É PROMESSA
bbc.co.uk/portuguese

A BBC preparou por três meses uma série (à dir.) sobre o Brasil e a região, que iniciou ontem na manchete "Para América do Sul, liderança brasileira ainda é promessa".
Seria dele "o papel de grande integrador", inclusive "investimento", cobram do Peru à Colômbia e à Argentina. Mas o Brasil, Lula à frente, "parece ter perdido o entusiasmo". Outros textos da série, já postados, apresentam o país como referência da eleição no Paraguai aos conflitos étnicos na Guiana.

BBC BRASIL, 70
A série celebra os 70 anos da BBC no país. "No dia 14 de março de 1938", a rádio deu a chegada de Hitler à Áustria.
Mas "as mudanças mais drásticas" na BBC Brasil são recentes, com internet e "um novo cenário internacional". Sempre com "imparcialidade, transparência e equilíbrio", sublinha o site da corporação.

IMPÉRIO INTELIGENTE
Mas a BBC Brasil é uma instituição britânica -e sexta passada reproduziu, sobre a fuga da família real ao país em 1808, que, "entre franceses e ingleses, d. João escolheu o império mais inteligente".
Ano passado, deu que "os ingleses não foram os maiores mercadores de escravo, como se supõe", mas os brasileiros.

ESCÂNDALO!
A notícia entrou no site do "New York Times" às duas da manhã, pequena. E no fim no dia, depois de derrubar o site várias vezes, era manchete larga, com tal repercussão que o próprio site linkou, "No público e na blogosfera, choque", "Olhar dos canais 24h se volta a Nova York" etc.
O Politico.com notou que o governador democrata era mantido longe, pela senadora democrata Hillary Clinton.

NOS BASTIDORES
Não demorou para sites de mídia revelarem como foi feita a reportagem do "NYT", com seis repórteres e três editores, inclusive os e-mails. E para especular como ela vair continuar hoje no "NYT".

NO CRAVO
Semanas antes, reportagem semelhante sobre a relação "romântica" do republicano John McCain foi recebida por sites de mídia com acusação de enviesamento. O editor se disse "surpreso" pela reação.

newyorker.com
"CONDIMENTO"
A nova "New Yorker" traz Hillary e Barack Obama, em disputa pelo telefone vermelho. Mas o texto de mais repercussão é de opinião, com a sugestão para McCain conquistar lugar na mídia como os democratas: a idéia é fazer de Condoleezza Rice, secretária que desembarca quinta no Brasil, a sua candidata a vice


O SALÁRIO E A BOLSA
Para o fotógrafo Sebastião Salgado, no Terra, com Bolsa Família "houve uma revolução" e com "o salário mínimo hoje... houve uma revolução". Na manchete de sexta no "Valor", "Mínimo e Bolsa Família mantêm renda em alta" em 2008. Para o ex-ministro Bresser-Pereira, na Folha, o país não cresce pela "política macroeconômica", mas pela exportação -e a "política do mínimo e do Bolsa Família".


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá



Texto Anterior: Santa Catarina: "Capital da semente de soja" é a 3ª em repasses da Pesca
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.