São Paulo, quarta-feira, 11 de março de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ruralistas pedem intervenção da Justiça no Pará

DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

A CNA (Confederação Nacional da Agricultura) e a Faepa (Federação da Agricultura e Pecuária do Pará) entraram ontem com um pedido de intervenção federal no Pará para que sejam cumpridos os mandados de reintegração de posse pendentes.
Segundo a senadora Kátia Abreu (DEM-TO), que preside a CNA, existem 111 ordens judiciais para expulsar invasores em fazendas no Estado. Na semana passada, o governo estadual estimou esse número em cerca de 60.
O pedido foi encaminhado ao Tribunal de Justiça paraense. Se for deferido, os desembargadores encaminharão a ação ao STF (Supremo Tribunal Federal), que poderá requisitar à Presidência a intervenção. Se isso acontecer, os meios pelos quais os mandados serão cumpridos serão definidos pelo Executivo, segundo a assessoria jurídica da CNA.
A governadora Ana Júlia Carepa (PT) é criticada pelas entidades por supostamente ser leniente com os movimentos agrários.
Em entrevista à Folha na última sexta-feira, a governadora disse que está cumprindo o que manda a Justiça. "Alguns gostariam que o governo saísse matando todo mundo, mas não vamos fazer isso." (JOÃO CARLOS MAGALHÃES)


Texto Anterior: Saiba mais: Via Campesina reúne agricultores em todo o mundo
Próximo Texto: Evento Folha: Presidente do Supremo será sabatinado no próximo dia 24
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.