São Paulo, quinta-feira, 11 de abril de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PRECATÓRIOS

SP faz acordo para impedir intervenção

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

A União e o Estado de São Paulo chegaram ontem a um acordo sobre o uso de depósitos judiciais para pagar precatórios, que pode evitar que o Supremo Tribunal Federal ordene a intervenção em 14 Estados e no Distrito Federal.
Os precatórios são dívidas decorrentes de decisões judiciais. A negociação envolveu apenas o pagamento dos precatórios alimentares (trabalhistas). Os demais já foram parcelados em dez anos.
Para pagar os alimentares, os Estados vão poder usar os depósitos judiciais feitos nos bancos. Um projeto de lei que autoriza o uso dos depósitos já havia sido aprovado na Câmara, mas o Ministério da Fazenda vetou o texto, alegando que ele colocava em risco os bancos federais e estaduais caso os Estados usassem o dinheiro dos depósitos, perdessem a causa e não tivessem como pagar.
O projeto será modificado no Senado e voltará à Câmara. Segundo o secretário Fábio Barbosa (Tesouro), os Estados poderão usar até 80% dos depósitos, destinando 20% a um fundo de reserva para garantir as causas perdidas.



Texto Anterior: Celso Pinto: Monopólio público e lucros privados
Próximo Texto: Fundos de pensão: Ricardo Sérgio comprou prédios da Petros
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.