São Paulo, terça-feira, 11 de maio de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

MULTIMÍDIA

Clarín e La Nación - de Buenos Aires

Imprensa argentina registra episódio

ARGENTINA - Os dois principais jornais argentinos -"La Nación" e "Clarín"- registraram nas suas edições de ontem a reação do governo brasileiro ao texto do diário americano "The New York Times" segundo o qual o consumo de álcool do presidente Luiz Inácio Lula da Silva seria uma "preocupação nacional".
O "La Nación" começa sua reportagem afirmando que o governo brasileiro estuda a possibilidade de iniciar ações legais contra o diário americano. O texto, intitulado "Lula, furioso com The New York Times", lembra o encontro que o presidente teve com o cantor e compositor Zeca Pagodinho, "um sambista famoso por sua apologia constante ao consumo de cerveja e de cachaça".
Em janeiro deste ano, às vésperas de anunciar a reforma ministerial, Lula convidou todos os seus ministros e o sambista para um jantar na Granja do Torto, onde, segundo o "La Nación", "abundam as bebidas alcoólicas".
O jornal argentino informa que o texto "provocou indignação no governo", que o qualificou de "não-jornalístico".
O "Clarín" afirma, depois de descrever a reportagem do "Times", que o jornal nova-iorquino menciona o presidente do PDT, Leonel Brizola, "como única fonte que confirmaria as suspeitas".
"O governo brasileiro se declarou "indignado" com o artigo", afirma o "Clarín", na reportagem "Imprensa dos Estados Unidos trata Lula como alcoólatra". A reportagem informa que o texto do "Times" foi publicado na íntegra pela Folha. Os textos dos diários argentinos foram publicados sem grande destaque.

Washington Post
Além do "Times", os principais jornais americanos não deram destaque ao assunto. Só o "Washington Post" publicou, em sua página na internet, um texto da agência de notícias Reuters sobre a reação do governo brasileiro.


Texto Anterior: Para entidade, reportagem é correta
Próximo Texto: Sites noticiam a reação brasileira
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.