São Paulo, quinta-feira, 11 de maio de 2006

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Tente mais tarde
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, telefonou mais de uma vez para o Palácio do Planalto na terça-feira. Mas não conseguiu falar com Lula.

Fui
O economista Glauco Arbix decidiu deixar o comando do Ipea. Recebido por Lula, explicou que pretende voltar à USP para concluir sua livre-docência. Também é verdade que Arbix, palocista de fé, não reza pela cartilha de Guido Mantega.

Bossa nova
O governo baterá o bumbo da venda de medicamentos fracionados em farmácias com um comercial estrelado pelo ator José Wilker, o JK da minissérie.

Novo gás 1
Reanimada pelo festival de mentiras do depoimento de Silvio Pereira, a oposição planeja retomar a votação de requerimentos da CPI dos Bingos no início da próxima semana.

Novo gás 2
O líder da bancada do PFL, José Agripino (RN), fechou acordo para que seu partido apóie a reeleição de Mozarildo Cavalcanti (PTB) em Roraima. Em troca, o senador, fiel da balança nas votações da CPI, voltaria ao bloco dos oposicionistas.

Também quero
Nívea de Oliveira, ex-auxiliar da deputada Elaine Costa (PTB-RJ) presa na Operação Sanguessuga, seguiu os passos de Maria da Penha Lino, ex-assessora do Ministério da Saúde: pediu o benefício da delação premiada.

Pré-seleção
A comissão de sindicância da Câmara criada para investigar a participação de servidores nas fraudes em compras de ambulâncias vai a Cuiabá interrogar os assessores presos. Se estes acusarem os deputados para os quais trabalhavam, os parlamentares entrarão na lista dos investigados pela Corregedoria.

Ilha de edição
Michel Temer tesourou o programa do PMDB que vai ao ar hoje. O presidente da sigla cortou trechos em que Anthony Garotinho batia pesado em políticos adversários e veículos de comunicação. No lugar entraram imagens de Itamar Franco e candidatos a governador.

Tudo de novo
Com a proximidade da convenção, é hora da guerra de liminares no PMDB. Garotinho dirá que o STJ validou as prévias de março, favoráveis à candidatura própria. Já a ala governista tentará derrubar a exigência de que dois terços dos convencionais votem contra essa tese sábado.

Não larga do pé
Depois de se bater contra a candidatura presidencial de José Serra, Lila Covas ataca outra vez. A viúva do governador afirma que, se o ex-prefeito fechar algum tipo de aliança com o PMDB de Orestes Quércia, não apoiará sua eleição ao Palácio dos Bandeirantes.

Cartas na mesa
Petistas querem recorrer a Lula para obter o apoio de Quércia em São Paulo. Sabem que só abrindo as portas do governo ao peemedebista terão chance de fazer frente ao assédio tucano, já que não querem assumir o estrago de tirar Eduardo Suplicy da disputa pelo Senado.

Outro lado
José Genoino diz que, há um ano, discutiu com uma freqüentadora do restaurante paulistano Walter Mancini sobre "os rumos do governo Lula". Uma testemunha, porém, sustenta que o ex-presidente do PT foi xingado no local mais recentemente.

Que horas são?
A Comissão de Ciência e Tecnologia da Câmara aprovou o projeto que deve acabar com o bordão "em Brasília, 19 horas". Segundo a proposta, que ainda irá ao Senado, a "Voz do Brasil" terá horário flexível de apresentação: das 19h às 22h.

TIROTEIO

Do presidente da CPI dos Bingos, senador Efraim Morais (PFL-PB), sobre o depoimento do ex-secretário-geral do PT:
-Abandonado pelo PT, Silvio Pereira deu entrevista. De lá para cá, é evidente que lhe prometeram proteção em troca de não comprometer ninguém.

CONTRAPONTO

Bem na fita

No 1º de Maio, o prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (PFL), passou pelas festas das duas principais centrais sindicais acompanhado do secretário de Habitação, Orlando Almeida.
Anunciados durante show patrocinado pela Força Sindical, os dois foram imediatamente vaiados. Na CUT, porém, o mestre de cerimônias tentou criar empatia do público com a dupla:
-Almeida é do Contru, que apoiou esta festa-, disse.
O secretário, que de fato comanda o departamento da prefeitura responsável pelo uso de imóveis, recebeu aplausos entusiasmados do público. Minutos depois, já no carro, Kassab manifestou certa perplexidade:
-Não sabia que você tinha tanto prestígio na CUT!
O secretário explicou:
-Olha, prefeito, vai ver o pessoal acha que Contru quer dizer "Confederação Nacional de Trabalhadores Unificados".


Próximo Texto: Grupo Opportunity acusa PT de persegui-lo por negar propina
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.