São Paulo, segunda-feira, 11 de maio de 2009

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

NELSON DE SÁ - nelsondesa@folhasp.com.br

Brasil & China & EUA

No alto do Drudge Report, linkando o "Sunday Telegraph", "China ultrapassa EUA como maior parceiro comercial do Brasil". O correspondente em Xangai destacou o "momento histórico", pois "os EUA foram o principal parceiro por 80 anos".
Por outro lado, num evento em Atlanta, com destaque nas buscas pelo Yahoo News, o responsável pelo Brasil no Departamento de Comércio dos EUA aconselhou empresários americanos a serem "pacientes" pois "ainda há problemas, mas é um lugar incrível para fazer negócios". Afinal, este é o Brasil que "virou o nono parceiro dos EUA" e que "importa mais dos EUA do que exporta para cá".

CONFÚCIO
A eleição do presidente conservador no Panamá foi explicada pelo "Financial Times" como efeito da imagem de "independente" e capaz de reagir à crise. "Ele também prometeu revisar as relações com a China", hoje até sem vínculo diplomático.
No "China Daily", fechando a semana, a abertura de mais um Instituto Confúcio na região, agora no Chile. A representação cultural já chegou a Brasil, Argentina, Peru, Colômbia, Costa Rica.

REFÉM
O "FT" segue as conversas entre Vale e a China, sobre o preço do minério de ferro. "As negociações secretas ficaram ásperas e perderam o prazo de 1º de abril para um acordo 2009/10. Os chineses querem corte de 40%, as mineradoras insistem em 20%."
Segundo o blog Radar, fechando a semana, o balanço da Vale mostrou que "a contribuição chinesa para o faturamento saltou de 14% para 44%". Está "nas mãos da China, virou refém".



DESCOLAMENTO, O RETORNO

O "FT" deu que, de novo, os "Investidores são instados a subscrever à nova ordem mundial". Em suma, os que "fugiram dos emergentes no final do ano" se arrependem diante das ações em alta "particularmente nos Brics", cuja "recuperação deixou para trás as economias ocidentais". Não foram "atingidos pela crise" como EUA e Europa e seus "fundamentos são sólidos".
Por outro lado, o francês "Le Monde" publicou e o UOL traduziu que "Brasil quer usar todo o seu peso na reforma do FMI", junto com os demais Brics e contra os europeus hoje "super-representados".



SOBE-E-DESCE

Até o final da tarde, a manchete do site Reuters Brasil e do Terra e a submanchete do UOL diziam que "Casos suspeitos de gripe suína caem para 18".
Mais uns poucos minutos, no entanto, e já surgia em destaque na Folha Online e nos mesmos portais e sites: "Brasil tem mais dois casos de gripe suína" e o "número sobe para 8". Casos confirmados.



cnn.com
CHUVA LÁ
Na cobertura de Brasil no exterior, a gripe suína ficou para trás, tomada há uma semana pelas chuvas. Jornais como "Le Monde" destacam "a maior vazão fluvial já registrada no mundo", no rio Amazonas. E a CNN reproduz cenas das cidades cobertas no Norte e Nordeste



"STAND UP"
Obama falou que não queria, mas seus assessores David Axelrod e Jon Favreau criaram piadas e ele se apresentou no jantar dos jornalistas em Washington, com eco até no "China Daily". Tirou risadas e foi aplaudido de pé ao citar Thomas Jefferson: entre governo sem jornais e jornais sem governo, fica com o segundo.

Barry Blitt/nytimes.com
Ilustração da coluna de Rich, que identifica o início da crise dos jornais no abandono da cobertura crítica no governo Bush

SUICÍDIO
Dois colunistas do "NYT", Frank Rich e Maureen Dowd, se voltaram à crise da imprensa, ontem. O primeiro localiza a origem da "vigília do suicídio" na aceitação da guerra do Iraque como era vendida por Bush. A segunda apela ao Spock de "Star Trek" para concluir que a "lógica" joga contra os jornais.

GRÁTIS
Já o "Observer", a edição de domingo e de maior prestígio do "Guardian", destacou em reportagem e editorial a defesa, por Rupert Murdoch, dono do concorrente "Times", da cobrança pelo acesso ao conteúdo, projeto a ser implantado ainda este ano. É "o fim da era grátis", promete o magnata e ecoa o jornal.


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Leia mais, pela manhã, em www.todamidia.folha.blog.uol.com.br


Texto Anterior: Frases
Próximo Texto: Indústria de tabaco bancou campanha de deputado
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.