São Paulo, quarta-feira, 11 de junho de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Alvos de ataques contabilizam os prejuízos

DA AGÊNCIA FOLHA

Instituições que foram alvo dos protestos de sem-terra e atingidos por barragens contabilizaram prejuízos com as manifestações, como danos a pesquisas de mestrado e doutorado em Pernambuco e a paralisação de uma unidade de processamento de soja no Rio Grande do Sul.
Em Carpina (PE), a direção da Universidade Federal Rural de Pernambuco informou que pretende pedir apuração da Polícia Federal sobre o protesto e os prejuízos causados.
Djalma Simões Neto, coordenador-geral da Estação Experimental de Cana-de-Açúcar da instituição, que foi invadida ontem, disse que pesquisas desenvolvidas há três anos por alunos de mestrado e doutorado foram comprometidas com a destruição de mudas por integrantes da Via Campesina.
Segundo Simões Neto, o prejuízo material foi "irrelevante". A estação experimental ainda não fez a avaliação dos danos.
A Bunge, que teve uma unidade invadida em Passo Fundo (RS), disse que providenciou a reintegração de posse da área.
A empresa afirmou, em nota, que "repudia qualquer tipo de violência". A fábrica invadida foi paralisada por "questões de segurança", segundo a Bunge.
A Vale disse, por meio de sua assessoria, que a passagem de trens na região leste de Belo Horizonte (MG), alvo de protesto ontem, provoca problemas aos moradores, mas que já possui um estudo para tirar a linha de dentro da área urbana.
A empresa afirmou que a aprovação do projeto depende dos "órgãos competentes", com quem está "em negociação". Também disse que tem o "compromisso" de iniciar as obras.
A Odebrecht, por meio de sua assessoria, informou que entrará com o pedido de reintegração de posse da área invadida no interior de São Paulo e que, "por meio de medidas legais, o caso deve ser resolvido brevemente".
A Tractebel informou que desconhecia qualquer movimentação dentro da usina de Salto Santiago (PR) e que, por isso, não se pronunciaria.
A direção do Porto do Pecém (CE) não se manifestou ontem sobre o protesto feito no local por movimentos de sem-terra.


Texto Anterior: Frase
Próximo Texto: Trecho
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.