São Paulo, domingo, 11 de agosto de 2002

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

CIRO, O PAI PSICÓLOGO

Ele "me ensina a ser racional", diz Lívia

GABRIELA ATHIAS
DA REPORTAGEM LOCAL

Durante uma fase em que não estava se entendo muito bem com os amigos, a estudante de publicidade Lívia Gomes, 19, foi pedir conselhos ao pai.
O candidato do PPS à Presidência, Ciro Gomes, sugeriu à filha que ela atribuísse uma "nota" aos amigos e que investisse naqueles que tivessem "potencial para crescer".
"Ele é meio "pai-psicólogo", sempre me ensinando a ser racional", diz Lívia. Há seis meses, ela saiu de Fortaleza (onde mora a mãe, Patrícia, e os irmãos, Ciro, 17, e Iuri, 13) para estudar publicidade numa faculdade privada, em São Paulo.
Para Lívia, mudar para São Paulo, durante a campanha eleitoral, significa encontrar o pai mais frequentemente do que se estivesse no Ceará, já que os programas eleitorais estão sendo gravados na capital paulista.
A garota mora com os tios, Einhart e Lia Jacome da Paz. Ele também é o marqueteiro da Frente Trabalhista, a aliança de PPS com PDT e PTB, que apóia Ciro.
Pelo menos uma vez por mês, pai e filha jantam num dos restaurantes mais famosos da cidade, na região central. Quando estão em Fortaleza, os dois ficam horas passeando de carro e ouvindo música.
No Natal, há o já tradicional "show de talento" dos Gomes. Lívia dança, Cirinho (que atualmente faz intercâmbio na Austrália) imita Michael Jackson, Iuri representa e Ciro faz o "papel" dos profissionais que tanto o irritam na vida pública: fotografa. "Ele tira fotos nossas sem parar", conta Lívia.

Pai ocupado
Quando pensa que seu pai poderá ser presidente da República, Iuri -que, além da escola, frequenta dois cursos de teatro, desenho e ainda participa de olimpíadas de matemática- fica dividido. "Por um lado é bom porque ele vai ficar feliz, por outro é ruim porque vai ficar muito ocupado", afirma.
A agenda lotada, teme Iuri, poderá comprometer o programa preferido de Ciro com os filhos: acampar em praias do litoral cearense. Se chover, tanto melhor. Eles adoram tomar banho de chuva. O problema é que o assédio da imprensa tem dificultado a privacidade da família.
Em junho passado, quando estava levando Iuri e Cirinho para acampar, Ciro foi surpreendido por paparazzi.
Para despistar os fotógrafos, o presidenciável fez uma fuga "tipo espetacular" e acabou numa rua sem saída de uma favela da capital cearense. "Quando finalmente chegamos na praia, apagamos as luzes do carro e ninguém nos encontrou", conta Iuri.



Texto Anterior: Serra, o pai piadista: Ele é "descontraído e brincalhão", diz família
Próximo Texto: Garotinho, o pai cuidadoso: Ele "é carinhoso, mas ciumento", diz Clarissa
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.