São Paulo, quarta-feira, 11 de agosto de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

ELEIÇÕES 2004/PESQUISA

Distância entre tucano e Marta diminui 19 pontos percentuais desde junho; candidato do PSDB tem 52%, contra 38% da prefeita

Serra ganha no 2º turno, mas diferença cai

PEDRO DIAS LEITE
DA REPORTAGEM LOCAL

Se o segundo turno fosse hoje entre os dois candidatos que estão na frente na disputa paulistana, José Serra (PSDB) derrotaria Marta Suplicy (PT), mas a diferença entre os dois caiu 19 pontos em cerca de um mês e meio.
Serra caiu de 62% para 52%, enquanto Marta foi de 29% para 38%. A distância, antes de 33 pontos percentuais, diminuiu para 14 pontos percentuais. A pesquisa anterior havia sido realizada nos dias 24 e 25 de junho.
A diferença entre os dois ainda fica bem acima da margem de erro da pesquisa Datafolha/Band, de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.
Essa é a primeira vez que Marta diminui a distância de Serra em um eventual segundo turno entre os dois. De maio para junho, com a campanha ainda morna, havia acontecido apenas uma pequena oscilação -Serra foi de 60% para 62%, e Marta ficou em 29%.

Mulheres
A queda de Serra e a subida de Marta foram mais agudas entre as mulheres. O candidato do PSDB perdeu 11 pontos nesse grupo, e a prefeita ganhou 12 pontos. Entre os homens, o tucano recuou sete pontos, e a petista subiu cinco.
O candidato do PSDB tem desempenho acima da média entre os eleitores mais instruídos e mais ricos. Serra vence Marta por 56% a 34% quando os consultados têm nível superior. Entre os eleitores que ganham mais de dez salários mínimos (R$ 2.600), o tucano tem 65%, contra 31% da prefeita.
Na divisão por região da cidade, Serra derrota Marta por larga margem no centro -70% a 16%. O melhor desempenho da prefeita é na zona sul, onde acontece o único empate técnico entre os dois no caso de segundo turno. Nessa área, que vai de Santo Amaro a Marsilac e abrange alguns dos bairros mais pobres de São Paulo, Serra tem 47%, e Marta, 44%. A diferença fica dentro da margem de erro da pesquisa, de dois pontos percentuais.

Marta vence Maluf
Pela primeira vez, Marta derrotaria tanto Paulo Maluf (PP) quanto Luiza Erundina (PSB) no segundo turno da eleição.
Na disputa com Maluf, a prefeita venceria hoje o ex-prefeito por 50% a 35%. Na consulta anterior, Marta recebia 44% dos votos, e Maluf, 39%, mas a diferença ficava dentro da margem de erro, que era de três pontos percentuais.
Contra Erundina, o cenário saiu de um empate em 39% para uma diferença de 16 pontos percentuais. Marta tem 48%, contra 32% da ex-prefeita e ex-petista.

Serra derrota todos
Serra segue imbatível no segundo turno. Além de derrotar Marta, venceria também Maluf e Erundina. Contra o ex-prefeito, a diferença subiu mais cinco pontos. O tucano manteve-se com 60%, enquanto o candidato do PP caiu cinco pontos percentuais, para 26%. Em um eventual embate com Erundina, Serra tem 59%, contra 30% da ex-prefeita.
A única vitória de Erundina, se a candidata do PSB chegar ao segundo turno, ocorre contra Maluf, o nome com a maior taxa de rejeição na atual disputa. A ex-prefeita tem 49%, 13 pontos percentuais distante de Maluf.
O segundo turno ocorre se nenhum dos candidatos conseguir obter metade dos votos válidos mais um e é bastante provável em São Paulo. Está programado para o dia 31 de outubro.


Texto Anterior: Metodologia: Saiba como foi feita a pesquisa na cidade de SP
Próximo Texto: Para quem viu, tucano venceu debate na TV
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.