São Paulo, quinta-feira, 11 de agosto de 2005

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Lula é bem avaliado por argentinos

DE BUENOS AIRES

Apesar da crise política que afeta o governo brasileiro, para os argentinos o presidente Lula possui uma das melhores imagens entre os líderes mundiais, de acordo com uma pesquisa divulgada pelo Centro de Opinião Pública da Universidade de Belgrano, de Buenos Aires.
Segundo a pesquisa, que foi realizada entre os dias 15 e 28 de junho deste ano -ou seja, depois que as denúncias de corrupção começaram a aparecer na imprensa brasileira-, a imagem do presidente Lula é boa ou muito boa para 55% dos argentinos.
O índice é inferior apenas ao do primeiro-ministro da Espanha, José Luis Rodríguez Zapatero, que aparece com 61,1%, e do presidente uruguaio, Tabaré Vásquez, com 58,5%.
Além disso, segundo o instituto, o presidente Lula é um dos líderes mundiais mais conhecidos pelos argentinos: 96,2% da população do país vizinho conhece o petista. Esse índice apenas é superado pelos presidentes dos Estados Unidos, George W. Bush, e de Cuba, Fidel Castro.
A pesquisa do instituto da Universidade de Belgrano -que foi realizada com 664 pessoas- mostra ainda que 88,2% dos argentinos acreditam que, para o país vizinho, é positivo permanecer no Mercosul.
Mesmo assim, 79,8% dos entrevistados pelo instituto opinaram que a relação entre o Brasil e a Argentina no bloco de cooperação não é eqüitativa.


Texto Anterior: PT teria comprado votos, diz Delcídio
Próximo Texto: "Vai sobrar para mim", diz dono da Guaranhuns
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.