São Paulo, sexta-feira, 11 de agosto de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Agosto

Nas páginas iniciais dos americanos aos europeus e latino-americanos, as mesmas cenas se reproduziam -o aeroporto lotado, vôos cancelados etc. O destaque foi amplo, manchete em sites pelo mundo, mas alguns tratavam com distância, outros não, os anúncios de Londres e Washington de um quase atentado. O "New York Times" usou enunciados na linha "Bush diz" ou "autoridades britânicas dizem"; o "Guardian" apelou para aspas; a Folha Online, para "suposto ataque".
"Wall Street Journal" e "Financial Times" tomaram os anúncios como fato, nos sites, mas sublinharam dados inusuais como o de que a notícia "leva o terror de volta à campanha eleitoral" ou "Wall Street reage", até mesmo "ações das empresas aéreas se reabilitam".

 

Na home do "Washington Post", a chamada "Líbano pode levar à guerra mundial". Era artigo de Richard Holbrooke, ex-embaixador na ONU, alertando para a "reação em cadeia", com os sinais de deterioração no Iraque, Afeganistão, Turquia, Síria, até Paquistão. No título do texto, referência ao atentado que originou a Primeira Guerra Mundial, "Os canhões de agosto".

NA PAREDE 2
"Jornal Nacional"/ Reprodução
O casal de apresentadores e o "candidato" ou "presidente", ao vivo do palácio

William Bonner foi o "bad cop", sem sorrir, elevando a voz para dizer "candidato". Fátima Bernardes foi o "good cop", sorrindo e falando, graciosamente, "presidente". E ambos não deixaram Lula respirar, questionando sobre a "quadrilha" denunciada pelo procurador-geral, sobre Paulo Okamotto etc. -chegando até a parar de perguntar, no caso do "bad cop", para afirmar o contrário de Lula.
Este, de sua parte, sobreviveu relativamente bem -até se equivocar e dizer que em seu governo a única coisa que "caiu" foram os salários, quase a sua última declaração. De resto, a entrevista podia ter sido desastrosa e não foi.

"EU AFASTEI"
A cobertura pela web entrou de imediato com a notícia, no título da Folha Online, "Lula admite pela primeira vez que afastou Dirceu e Palocci do governo". No título do Globo Online, "Lula: "Eu afastei o Zé Dirceu e o Palocci".
Nos blogs, também de imediato, Fernando Rodrigues avaliou que "a entrevista foi de neutra para ruim para o petista, boa é que não foi". Para Josias de Souza, a "única serventia foi exumar um personagem, o Lula "não sabia de nadinha" da Silva", e "a sorte dele é que o eleitor parece anestesiado". Para Ricardo Noblat, ao dizer que não sabia, "Lula pode ter deixado no mínimo a impressão de que não controlava ações de subordinados, o que é ruim para ele".

GUILHOTINA
Ao longo do dia, por conta do terror ao norte, foi terceiro destaque na Folha Online e segundo nos sites de "O Globo" e "O Estado de S. Paulo".
Era o relatório da CPI dos Sanguessugas, com o pedido de cassação de inacreditáveis 72 parlamentares, depois lidos um a um, mais as fotos, em pleno "Jornal Nacional".
O blog de Josias de Souza, na Folha Online, relatou com ironia que em Brasília já chamam Amir Lando de "dr. Guillon dos trópicos", referência ao "médico que, por alegadas razões humanitárias, sugeriu, à época da Revolução Francesa, a volta de um aparelho de cortar cabeças".

DECANTAÇÃO
O que não fazem duas pesquisas de intenção de voto.
Na home page da Folha Online, em destaque, "Ausência de Serra em debate na TV cria saia justa para Alckmin", para quem "ir aos debates é questão de respeito ao eleitor".
No blog de Fernando Rodrigues, no UOL, "o prefeito de São José do Rio Preto, do PPS, anunciou que vai apoiar a insólita chapa Lula-Serra". É a "decantação do quadro".
Por fim, na home do portal Terra, "Suplicy defende governo Lula e critica Alckmin". Em entrevista, o senador até "elogiou o rigor ético com que seu partido e o presidente Lula geriram a crise política".

Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Acusados já têm R$ 367 mil para campanha
Próximo Texto: Pará: PF encontra garimpos ilegais em reserva indígena caiapó
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.