São Paulo, terça-feira, 11 de setembro de 2001

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Secretário confirma nome de Jarbas

DA AGÊNCIA FOLHA, EM RECIFE

O presidente do PMDB de Pernambuco, Dorany Sampaio, confirmou ontem em Recife que o partido pretende lançar o governador do Estado, Jarbas Vasconcelos, como pré-candidato à Presidência da República.
Segundo Sampaio, que também é secretário de Governo de Jarbas, o governador teria o perfil de "interlocutor autorizado e experiente", necessário para que o PMDB "defenda perante os partidos aliados uma candidatura própria que não signifique uma ruptura com o governo federal".
"Ter candidato próprio não significa desfazer a aliança", declarou. "O presidente Fernando Henrique Cardoso considera natural que o candidato do governo saia de qualquer dos três partidos da base de apoio", disse.
Defensor da manutenção da aliança governista para as eleições de 2002, Jarbas era cotado para ser candidato a vice-presidente em uma eventual chapa encabeçada pelo ministro tucano José Serra (Saúde).
O governador, que também estuda a possibilidade de tentar a reeleição, não quis comentar o assunto. Mas, segundo o presidente do PMDB pernambucano, sua decisão, agora, terá de levar em conta também a posição da direção nacional do partido.
"O assunto vai ser objeto de considerações que ultrapassam os limites de Pernambuco", disse Sampaio, que negou que a eventual candidatura de Jarbas tenha a finalidade de barrar a do governador de Minas Gerais, Itamar Franco, que lidera a ala peemedebista contrária à manutenção da aliança com o governo. (FG)



Texto Anterior: Sucessão no escuro: PMDB usa Jarbas para disputar vice com PFL
Próximo Texto: STF recebe denúncia contra Itamar
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.