São Paulo, quarta-feira, 11 de outubro de 2006

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Toda Mídia

Nelson de Sá

Especulação vazia

Foi dia de boataria sobre o Datafolha -com blogs arriscando análises sem números (e de sinal trocado) e uma agência, novamente a americana Bloomberg, avançando o sinal e titulando que o "Real sobe com o otimismo de que Geraldo Alckmin pode passar Lula em pesquisa". No texto, o registro de que a valorização da moeda se devia à "especulação" sobre os números.
Não para o Valor Online e outros, que apontaram que, "em um dia calmo, Bovespa sobe com ajuda de bancos, siderúrgicas e Vale". Nem sequer menção à dita especulação, em "uma sessão vazia de notícias".

FREUD E A GLOBO
Ontem foi a vez do "Jornal Nacional" de destacar que "o conteúdo do depoimento" de Gedimar Passos, que ligou Freud Godoy ao dossiê, pelo que diz a sua defesa, "reflete mais as apreciações de quem perguntava" com "promessas de liberdade". Ou seja, "o mesmo delegado que fez e que divulgou fotos do dinheiro".
O telejornal reproduziu longamente a defesa, citando até que Gedimar não é petista.

OPORTUNIDADE
O colunista Bob Herbert saudou ontem no "New York Times" que "um programa que mostrou potencial para mudar o comportamento de pessoas desesperadamente pobres no Brasil" e em outros "está para iniciar um projeto piloto em Nova York, cidade que sempre teve grandes rios de pobreza sob sua superfície reluzente". É o Bolsa Família, lá apelidado pelo prefeito de "Oportunidade Econômica".

DE CLASSE
A "Economist", tida como melhor revista mundial, não traz assinatura dos correspondentes. Mas agora que também tem webcast, o site trouxe ontem o nome e a imagem do correspondente Brooke Unger. Fala por oito minutos sobre a campanha eleitoral. A revista destacou o seguinte:
- A elite em São Paulo é apaixonadamente contra Lula. Isso é efeito de uma combinação de coisas... Parcialmente porque a corrupção em que se engajou o PT é conhecida mais em SP... E parcialmente permanece um preconceito de classe contra Lula, que vem de origem muito humilde.

DO "FANTÁSTICO"...
Domingo de debate na Band e a Globo passou o dia anunciando uma reportagem exclusiva sobre o desastre.
Começaram o debate e o "Fantástico" -e a notícia era que os pilotos declararam "à Polícia Civil" que tinham uma "autorização para 37 mil pés".
Foi longa reportagem, com especialistas defendendo os pilotos e o destaque de que o plano de vôo foi "preparado pela Embraer" -que não se pronunciou, anotou a Globo.

... AO "JN"
No dia seguinte, o "Jornal Nacional" destaca que, ao contrário do que teriam dito os pilotos, "o plano de vôo comprova que o jato deveria mudar de altitude". Ontem, ao longo do dia, ouvia-se que já é preto-no-branco, que o documento fecha o assunto.
Mas a pressão de noticiário, aqui e lá, nos EUA, já surtia efeito no "JN", horas depois -com o ministro da Defesa apoiando liberar os pilotos para voltarem a Nova York.

QUÃO INOCENTE
Ontem no "NYT", Joe Sharkey, que estava no Legacy, escreveu de novo e voltou a defender os pilotos. Fez mais, deu como "lição" do episódio, ao leitor: "Entenda que não importa quão inocente você seja, grandes problemas podem envolvê-lo".
Mas o "NYT", nas reportagens, já deixou para trás a campanha em favor dos pilotos, pelo jeito. Ela continua, entretanto, no "Newsday", que é baseado em Long Island, subúrbio de Nova York onde moram os dois pilotos.

JABÁ DE BLOG
A blogosfera "indie" está em polvorosa com a sedução por uma cervejaria. Começou no YouTube, com vídeo da garota-propaganda Juliana Paes convidando quatro, por nome, para evento no Rio. Eles foram, no final de semana. Jacaré Banguela e Mico da Rede já postaram elogios virais ao "jabá", na expressão do primeiro. Do segundo, antes:
- Finalmente vamos conhecer Juliana (sem tarja?).
Até o usualmente questionador Blog de Guerrilha desta vez só noticiou -e pediu para ser lembrado futuramente, quem sabe, para algum camarote, "Salvador ou Sapucaí".


Leia as colunas anteriores
@ - Nelson de Sá


Texto Anterior: Clodovil diz que fará "política do afeto"
Próximo Texto: Nos Estados - Rio de Janeiro: Frossard e Cabral definem adesões do 2º turno
Índice


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.