São Paulo, domingo, 11 de novembro de 2007

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Jornal se mantém há 21 anos como o de maior circulação no Brasil

São, em média, 307 mil exemplares diários, segundo dados do IVC de setembro

DA REDAÇÃO

A Folha continua sendo o jornal de maior circulação no Brasil, posto que mantém desde 1986. Segundo dados do IVC (Instituto Verificador de Circulação) relativos a setembro deste ano, a circulação da Folha é de 307 mil exemplares em média, 7,3% superior à de "O Globo" (286 mil) e 26,3% superior à do concorrente local, "O Estado de S.Paulo" (243 mil).
Nas edições anteriores do Perfil do Leitor (1997 e 2000), a circulação da Folha era de, respectivamente, cerca de 530 mil e 441 mil exemplares; nesse período, todos os principais diários brasileiros registraram queda na circulação. Porém, de acordo com o diretor de Circulação da Folha, Murilo Bussab, verificou-se uma recuperação dos chamados jornais de interesse geral a partir de 2004, com estabilidade desde então.
A Folha também é o jornal que mais vende fora de seu Estado de origem, São Paulo: 23% dos seus leitores são de outros Estados. A proporção é de 6% nos concorrentes "Globo" e "Estado". 91% dos leitores da Folha são assinantes, e 9% compram o jornal em banca.
Bussab destaca a abrangência nacional da Folha e diz não ver, no médio prazo, possibilidade de boom no mercado dos jornais de interesse geral. Mas é possível, avalia, crescer de modo sustentado num contexto de recuperação econômica.


Texto Anterior: Leitor da Folha está no topo da pirâmide social brasileira
Próximo Texto: Blogs políticos encenam nova "Guerra Fria"
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.