São Paulo, quinta-feira, 11 de dezembro de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Elvira Lobato conquista o Prêmio Esso

Reportagem sobre a Igreja Universal motivou a abertura de 105 ações judiciais contra a jornalista e a Folha

DA SUCURSAL DO RIO

Ao receber o Prêmio Esso de Jornalismo anteontem à noite, a repórter especial da Folha Elvira Lobato definiu sua vitória como uma resposta aos processos que ela e o jornal têm de enfrentar devido à reportagem "Universal chega aos 30 anos com império empresarial", sobre o conglomerado da Igreja Universal do Reino de Deus.
"Encaro esta premiação como um desagravo. A reação de fiéis e pastores foi uma coisa muito violenta, uma tentativa de calar a imprensa, de intimidar. Essa tática não pode sobreviver. Dedico o prêmio a todos os jornalistas, para quem o oxigênio da profissão é a liberdade de imprensa", disse a repórter, que disputou o prêmio com outros 532 trabalhos.
A reportagem de Elvira Lobato saiu em 15 de dezembro de 2007. Integrantes da igreja entraram com 105 ações judiciais contra a jornalista e a Empresa Folha da Manhã, que edita a Folha, pedindo reparação por danos morais. As 58 ações julgadas até agora tiveram sentenças favoráveis à Folha.
A Folha também ganhou o Esso de Criação Gráfica por "Cigarro e álcool na adolescência", publicado no Folhateen. Os autores são Renata Steffen, Fernanda Giulietti, Ivan Finotti, Alexandre Jubran, Tarso Araújo e Letícia de Castro. Ao todo, foram anunciados os vencedores de 13 categorias, incluindo reportagem ("Os brinquedos dos anjos", do "Correio Braziliense"), fotografia ("Martírio no presídio", de Clóvis Miranda, de "A Crítica") e telejornalismo ("Roraima: Pedofilia no poder", da TV Record).
O Prêmio Esso de Jornalismo foi criado em 1955. Em 2004, a Folha e "O Estado de S. Paulo" criticaram a estrutura da premiação, afirmando que a composição do corpo de jurados não era "representativa do mercado editorial do país".


Texto Anterior: Toda Mídia - Nelson de Sá: A qualquer custo?
Próximo Texto: Foco: Deputados federais fazem "homenagem cruzada" e trocam condecorações
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.