São Paulo, segunda-feira, 12 de abril de 2004

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

OUTRO LADO

Deputado não é localizado; Funai é contra proposta

DA REPORTAGEM LOCAL

O presidente da Funai (Fundação Nacional do Índio), Mércio Pereira Gomes, classificou de "extemporâneas e inacreditáveis" as propostas do relatório do deputado Lindberg Farias (PT-RJ) sobre a área Raposa/Serra do Sol (RR).
"É surpreendente que um deputado de esquerda produza um relatório desses", disse Gomes, que afirmou que nem mesmo o ministro da Defesa, José Viegas, considera a faixa de fronteira do Brasil com a Venezuela e a Guiana uma "questão de segurança nacional", como aponta o relatório.
"O ministro Viegas já disse que não há incompatibilidade entre terras indígenas e presença das Forças Armadas." Sobre as pressões de Lindberg para que os índios negociem trechos da área, foi incisivo: "Os índios não vão negociar nada. A terra é direito deles, confirmado por um longo processo de demarcação que permitiu o contraditório".
Gomes afirmou que "o relatório é extemporâneo porque discute aspectos já longamente debatidos".
Segundo ele, há um plano detalhado governo para a retirada das famílias de não-índios. Elas receberão casas, estrutura e área para plantio.
Lindberg foi procurado pela Folha, por telefone, ao longo de nove dias, para que comentasse seu relatório e a conversa que teve com os líderes macuxis, mas não foi localizado. Segundo sua assessoria, ele não estava se recusando a atender à reportagem, mas esteve "sobrecarregado" de trabalho nos últimos dias. (RV)


Texto Anterior: Brasil profundo: Projeto pode tirar até 45% de terra indígena
Próximo Texto: Funai quer punir garimpeiros em RO
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.