São Paulo, quarta-feira, 12 de abril de 2006

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Jogada ensaiada
Foi combinada com a CPI dos Correios a demora na divulgação da denúncia do procurador-geral Antonio Fernando sobre o escândalo do mensalão, entregue ao STF em 30 de março. Assim, o relatório da CPI não foi ofuscado, e o procurador pôde mostrar que conduziu investigação própria, sem se basear no texto de Osmar Serraglio.

Meio cheio...
Há uma boa e uma má notícia para José Mentor na denúncia de Antonio Fernando. Ao contrário da CPI, inexiste indiciamento ligado ao mensalão.

...meio vazio
Mas, ao citar Rogério Tolentino, o procurador diz que o advogado de Marcos Valério se aproximou do petista, "sob a justificativa de consultoria jurídica", com a real intenção de excluir o Banco Rural do relatório final da CPI do Banestado.

No escuro
O advogado de José Dirceu, José Luís Oliveira Lima, vê "procedimentos de gaveta" do Ministério Público. "A defesa não teve acesso às investigações."

Tudo...
A ordem no PT é evitar a todo custo o depoimento de Jorge Mattoso à CPI dos Bingos. A primeira iniciativa é convencer o ex-presidente da Caixa a ir ao STF. Se não tiver sucesso, o próprio partido vai recorrer.

...menos isso
O estado emocional de Mattoso é de "total desequilíbrio", segundo um petista, o que só faz crescer o interesse da oposição em seu depoimento.

Zona de turbulência
Segunda-feira, no vôo SP-Brasília, Lula se queixou de "pessoas" que, meses atrás, não queriam "nem aparecer em foto" a seu lado. "Agora, vivem penduradas no meu pescoço." Alguns presentes interpretaram como recado ao senador Eduardo Suplicy, que estava a bordo.

Fora do armário
Num revés significativo para a pré-candidatura de Marta Suplicy, o deputado João Paulo Cunha anuncia hoje seu apoio a Aloizio Mercadante na disputa interna do PT pela vaga do partido na sucessão paulista.

Mensagem do alto
Prefeitos da região de Osasco, base eleitoral de João Paulo, ouviram do presidente do PT paulista, Paulo Frateschi, que o governo federal os deixaria a pão e água caso optassem por Marta.

Na contramão
Já a comissão de fábrica da Volkswagen, reduto simbólico da base petista, decidiu ontem declarar apoio à ex-prefeita paulistana na disputa estadual.

Estado crítico 1
Em reunião na noite de segunda, Geraldo Alckmin, Tasso Jereissati e Aécio Neves detectaram como o principal problema para a aliança com o PFL o acirramento da disputa na Bahia.

Estado crítico 2
O lançamento da candidatura de João Durval (PDT) ao governo, com o patrocínio do PSDB local, levou o grupo de ACM a mandar recados aos tucanos de que Alckmin poderia perder seu principal palanque no Nordeste. Ontem, o governador Paulo Souto, candidato à reeleição, tornou públicas as ameaças.

Visitas à Folha
Geraldo Alckmin, ex-governador de São Paulo e candidato do PSDB à Presidência da República, visitou ontem a Folha, onde foi recebido em almoço. Estava acompanhado de João Carlos de Souza Meirelles, coordenador do programa de governo.
 

Carlos Luppi, presidente nacional do PDT, Ronaldo Lessa (AL), ex-governador, Cristovam Buarque (DF), senador, Carlos Apolinario, vereador paulistano e presidente regional do partido, e Paulo Pereira da Silva, presidente da Força Sindical, visitaram ontem a Folha.

TIROTEIO

Do deputado Antonio Carlos Pannunzio (PSDB-SP), que integrou a CPI dos Correios, sobre os 40 denunciados pela Procuradoria-Geral da República no escândalo do mensalão:
-O número é significativo. Agora só falta o Ali Babá.

CONTRAPONTO

Cegueira geral

Depois da conflagração da CPI dos Bingos em razão do caso Francenildo Costa, os senadores passaram a evitar novas polêmicas. A oposição, em regra majoritária na comissão, temia perder votações importantes devido à ausência de nomes que costumam votar contra o governo.
Um dos ausentes era justamente o relator, Garibaldi Alves (PMDB-RN). Numa sessão, o presidente da CPI, Efraim Morais (PFL-PB), anunciou:
-O relator não pôde vir pois está com conjuntivite, contraída numa cirurgia de catarata.
Conhecido por seus comentários extravagantes, Magno Malta (PL-ES) foi rápido:
-É melhor não vir mesmo. Em tempos de TV Senado, não é bom para a imagem aparecer com os olhos inflamados.
Diante do espanto geral, ele ainda arrematou:
-Podem dizer que aqui não existem homens de visão!


Próximo Texto: Para procurador, "organização criminosa" operou mensalão
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.