São Paulo, sábado, 12 de abril de 2008

Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

RORAIMA

PF vai instalar bases dentro de terra indígena

COLABORAÇÃO PARA A AGÊNCIA FOLHA, EM BOA VISTA

A Polícia Federal vai instalar, a partir de segunda-feira, bases permanentes em pontos estratégicos da reserva Raposa/Serra do Sol (RR), palco de protestos contrários à retirada de não-índios do local.
A operação de retirada foi suspensa na quarta pelo STF. Segundo a Advocacia Geral da União, porém, o Supremo permitiu que a Força Nacional de Segurança e a PF continuem mobilizadas até o julgamento do mérito das ações sobre a ocupação da terra.
"Em razão da decisão judicial, a Polícia Federal começa a fazer a segurança interna, para garantir a lei e a ordem", disse o delegado Fernando Segóvia.
Ele coordena a Operação Upatakon 3, que ficará com o mesmo nome, mas com nova configuração, focada na segurança pública -e não mais na retirada dos arrozeiros, pequenos produtores e outros não-índios que estão no local.
As bases, diz o delegado, vão funcionar como delegacias. Sem mencionar o local delas, ele estima que serão mantidos 300 homens na área por pelo menos 60 dias, monitorando os acessos para evitar novos bloqueios e destruição de pontes e estradas. Ontem, os arrozeiros começaram a desfazer as barricadas. (ANDREZZA TRAJANO)


Texto Anterior: CNBB anuncia apoio a políticas anti-Aids
Próximo Texto: Pasárgada: Foto de dinheiro apreendido pela PF é divulgada
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.