São Paulo, sexta-feira, 12 de maio de 2006

Próximo Texto | Índice

PAINEL

Gás total
Pesquisa feita na Bolívia pelo instituto Ipsos, em parceria com a empresa de análise de risco Eurasia Group, indica que Evo Morales conseguiu o que queria ao nacionalizar o gás: 88% da população aprovam o decreto presidencial, e 76% acham que o país está no rumo certo.

Quero mais
Segundo o levantamento, feito entre 6 e 9 de maio, os bolivianos defendem que a nacionalização seja estendida a setores como mineração (77%), terras em poder de estrangeiros (74%) e serviços bancários (72%).

No embalo
Os pesquisadores projetam resultado favorável a Evo Morales -cujo respaldo popular vinha caindo antes do decreto de 1º de maio- nas eleições legislativas de 2 de julho. Acreditam que ele não terá dificuldade em obter os dois terços necessários para reformar a Constituição.

Está gravado 1
A lista dos deputados investigados pela Corregedoria por envolvimento na Operação Sanguessuga ganhará dois novos nomes: Laura Carneiro (PFL-RJ) e José Divino (PMDB-RJ).

Está gravado 2
A Câmara pediu à PF a íntegra dos grampos que revelaram desvio de dinheiro da Saúde. O material justificará a inclusão de Carneiro. Já Divino caiu na rede porque Maria da Penha Lino, ex-assessora do ministério, confirmou ter sido indicada por ele.

Vou até ali...
Na quarta, ao saber que um agente da PF tinha de lhe entregar, em mãos, a lista dos 80 parlamentares citados no escândalo, Aldo Rebelo (PC do B-SP) recebeu o papel, trancou no cofre e correu para o aeroporto.

...e já volto
Até outubro, o presidente da Câmara terá de deixar o país, sob qualquer pretexto, toda vez que Lula viajar. Tudo para não correr o risco de ficar inelegível.


Questão de Estado
Graças à interinidade de Renan Calheiros na Presidência da República, a Mesa do Senado proibiu o acesso de claques à Casa amanhã, na convenção do PMDB. Michel Temer já disparou telefonemas aos Estados pedindo que os não-votantes fiquem casa. Pior para quem tem galera, ou seja, Garotinho.

Aqui, não
O ofício da Mesa veta ainda o uso do gramado por militantes. A segurança do Planalto visitou as dependências do Senado para garantir a integridade de Renan.

Ao gosto do freguês
O grupo de Garotinho tem seis ações diferentes prontas para levar à Justiça Federal e tentar impedir o evento de amanhã.

Mão no topete
Na derradeira tentativa de animar a pré-candidatura de Itamar Franco, Orestes Quércia enviou carta aos peemedebistas paulistas pedindo apoio para o ex-presidente: "Vamos telefonar, visitá-lo, incentivá-lo."

Padrinho
Sempre que está em Belo Horizonte, Itamar despacha e dá entrevistas no escritório de Carmen Lúcia Antunes Rocha, procuradora-geral de Minas em seu governo agora indicada por Lula para uma vaga no STF.

Chame o síndico
Das muitas ligações que Carmen Lúcia recebeu anteontem, uma não era de parabéns. Tratava-se da cobrança de uma fatura atrasada do seguro do edifício onde mora, em Belo Horizonte. A futura ministra é síndica.

Chuchu com dendê
"Por que só eu tenho de ceder?", protestou Jutahy Júnior quando lhe mandaram cancelar evento para Geraldo Alckmin hoje em Salvador. "Porque você é do PSDB, e nós precisamos dessa aliança!", respondeu o coordenador da campanha, Sérgio Guerra. Jutahy cedeu. Festa para Alckmin, só a de ACM.

TIROTEIO

Do presidente do PT, Ricardo Berzoini, sobre a atitude da oposição diante do ressurgimento de Silvio Pereira:
-Enquanto PSDB e PFL não tiverem um programa de governo para oferecer ao país, vão insistir em inventar novas crises.

CONTRAPONTO

Casa da sogra

O governador do Paraná, Roberto Requião, aproveitou a interinidade de Renan Calheiros (PMDB-AL) na Presidência da República, ontem, para fazer uma visita ao colega de partido.
Requião entrou no gabinete, instalou-se na mesa de trabalho de Lula -Renan costuma despachar na sala contígua-, mexeu na agenda que estava sobre a mesa, disparou telefonemas e, sem constrangimento, ligou o computador do presidente.
Olhava a internet quando entraram na sala os ministros Dilma Rousseff (Casa Civil) e Tarso Genro (Relações Institucionais).
Requião não se vexou:
-Estou vendo aqui os indicadores. A Bolsa subiu. Diz aqui: "Governador do Paraná assume a Presidência da República".
Dilma riu, mas advertiu:
-Cuidado! O último que sentou na cadeira antes de ser eleito foi o Fernando Henrique, e todo mundo sabe o que aconteceu.


Próximo Texto: Opportunity insinua que Lula pressionou Citi contra Dantas
Índice



Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.